Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caso Pogba: por que a testosterona é proibida e o que pode acontecer com o jogador após doping?

Meia da seleção francesa e da Juventus está suspenso provisoriamente e pode pegar gancho pesado após teste positivo em exame após partida do Campeonato Italiano

13 set 2023 - 09h40
(atualizado às 11h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de ficar quatro meses longe dos gramados por causa de uma lesão na coxa, o meio-campista Paul Pogba corre o risco de continuar ainda mais tempo longe do futebol, mas por punição. O astro da Juventus e da seleção francesa testou positivo para o uso de testosterona em exame antidoping realizado após a vitória por 3 a 0 sobre a Udinese, no dia 20 de agosto, pelo Campeonato Italiano. A Juventus recebeu a notícia no domingo e aguarda a contraprova das análises.

O fato de não ter saído do banco de reservas contra a Udinese não livrou o jogador da punição. Na segunda-feira, o Tribunal Italiano Antidoping suspendeu o jogador de maneira provisória, impedindo o atleta de até treinar com seus companheiros de elenco. Caso o meia não consiga provar inocência, o gancho pode ser de até quatro anos. Pogba tem 30 anos.

De acordo com o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o exame positivo de Pogba pode ter sido causado por um descuido do próprio jogador. O francês disse à Juventus que tomou um suplemento por indicação de um amigo médico sem que os profissionais de saúde do clube tivessem conhecimento. Em nota, a equipe italiana informou que vai respeitar as etapas do processo para saber como agir. Um acordo assinado entre os clubes com a Federação Italiana de Futebol (FIGC) prevê a suspensão do pagamento de salário em caso de doping.

Segundo Clayton Macedo, endocrinologista no Espaço Einstein, do Hospital Albert Einstein, a testosterona é o principal hormônio sexual masculino, mas também existe em pequenas quantidades na mulher. Ela é responsável pelas características sexuais secundárias no homem, como o desenvolvimento da genitália masculina, o crescimento de pelos e engrossamento da voz. Na mulher ela é produzida em pequenas quantidades pelos ovários. Em ambos os sexos, as glândulas adrenais também produzem pequenas quantidades de testosterona.

Ainda de acordo com o especialista, o hormônio regula a produção de espermatozoides e também tem uma função anabolizante, ou seja, de estímulo à síntese de proteínas no organismo, principalmente de proteína muscular e óssea. Ela é produzida pelos testículos nos homens, sob estímulo da glândula hipófise.

"O uso de testosterona ou seus derivados para fins de ganho de desempenho no esporte, para fins este´ticos ou como agentes antienvelhecimento e´ desprovido de qualquer base cienti´fica e e´ acompanhado de riscos bem descritos na literatura, maiores que qualquer benefício, justificando a proibic¸a~o de seu uso nestes casos pelo Conselho Federal de Medicina", explica.

Em agosto do ano passado, a Fifa puniu o jogador Sabri Ali Mohamed, da seleção do Djibuti, após o exame antidoping do jogador, realizado após a derrota por 4 a 0 para a Argélia nas Eliminatórias da Copa, detectar o uso de testosterona. Segundo a entidade, o atleta violou o artigo 6 do Regulamento Antidoping da Fifa, em conjunto com o artigo 17 do Código Disciplinar da Fifa.

Campeão do mundo com a França em 2018, Pogba viveu momentos conturbados em sua carreira nas últimas temporadas. Contratado pelo Manchester United junto a Juventus em 2016 por 110 milhões de euros (R$ 386,1 milhões na época), o meia não se firmou na equipe inglesa, alternando entre a reserva e a titularidade, saindo de graça em 2022 e retornando ao futebol italiano. A diretoria da Juventus recebeu sondagens para uma possível transferência do jogador para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, mas o negócio não avançou. O Campeonato Italiano será retomado no fim de semana. A Juventus encara a Lazio no sábado. Veja a tabela.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade