Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Calcio Como: conheça o time italiano que virou sensação e é apontado como futuro grande

Clube da Lombardia recebe investimento milionário de 'Reis do Tabaco' e conta com projeto de longo prazo para permanecer na primeira divisão

29 ago 2025 - 22h10
Compartilhar
Exibir comentários

Ao se deparar com a tabela do Campeonato Italiano após a primeira rodada, o torcedor pode se surpreender. Isso porque entre Inter de Milão, Napoli e Juventus no G-4, um quarto clube salta aos olhos na terceira posição da Serie A: o Calcio Como, ou simplesmente Como, time sensação na Itália nas duas últimas temporadas e que almeja se colocar entre os grandes do país.

Da região da Lombardia, próximo a Milão, o Como é um clube centenário na Itália. Fundado em 1907, teve diversos momentos em baixa no cenário, indo à falência em duas oportunidades e sendo expulso do futebol profissional. Na sua mais recente refundação, contou com o auxílio financeiro do Grupo Djarum, da Indonésia, sendo liderado pelos irmãos Hartono (Robert Budi Hartono e Michael Bambang Hartono), homens mais ricos da Itália em 2024, segundo a Forbes.

Em seis temporadas, o Como alcançou três acessos. O mais recente, com Fàbregas no comando técnico. O espanhol, que colecionou passagens pela Premier League, encerrou sua carreira como jogador profissional justamente no modesto clube da Itália, já pronto para assumi-lo assim que o clube conquistou o acesso à primeira divisão.

"Estou muito feliz por começar esta temporada como treinador principal e agradeço ao grupo de proprietários por me confiar essa tarefa. Eu compartilho as ambições do grupo e acredito que este é apenas o começo do caminho deste clube. Será uma temporada difícil e importante, mas eu e o resto da equipe técnica estamos prontos e todos nós acreditamos nisso", afirmou, em 2024, antes do início da temporada.

Projeto milionário

A chegada do Como à primeira divisão veio junto com um investimento milionário do grupo da Indonésia. Na última temporada, mais de 90 milhões de euros (R$ 570 milhões) foram investidos em contratações. Além disso, nomes como Sergi Roberto e Raphaël Varane se juntaram ao projeto da equipe. Como resultado, terminou na 10ª posição do Italiano.

Fàbregas chegou a ser cobiçado por nomes do futebol mundial, como Bayer Leverkusen, mas optou por continuar no projeto da Lombardia. Além disso, em 2024, assinou um contrato de quatro anos como treinador do Como — algo pouco comum em vínculos de comissão técnica.

Para 2025/2026, o plano do Como foi apostar em jovens talentos. É o caso do zagueiro brasileiro João Gabriel, ex-Corinthians, que ainda não estreou no profissional da equipe, mas já recebe conselhos de Fàbregas. Também contratou Jesús Rodríguez junto ao Bétis, por 22,5 milhões de euros (R$ 143 milhões).

O Como ainda tem planos de expansão de sua casa, o Estádio Giuseppe Sinigaglia, fundado em 1927, com capacidade para 10 mil pessoas. A ideia é que, após a reforma, a cidade possa receber 15 mil torcedores nas arquibancadas da pequena comuna italiana.

Na primeira rodada do Italiano, a equipe venceu a tradicional Lazio, por 2 a 0. Nico Paz, camisa 10 e destaque na última temporada, marcou um dos gols da partida. Agora, o clube viaja a Bolonha para enfrentar os donos da casa, para se manter entre os primeiros colocados da competição.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade