Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasília 'atravessa' Lima e quer sediar final da Libertadores diante de estado de emergência no Peru

Capital peruana sofre com onde de violência causa por instabilidade política no país

23 out 2025 - 10h30
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A Conmebol diz que mantém a final da Libertadores para Lima, mas já há movimentos que sugerem alternativas. Brasília se coloca como uma das opções diante do estado de emergência da capital peruana.

O presidente do Peru, o recém-empossado José Jerí, declarou estado de emergência em Lima, por 30 dias, por causa da onda de violência que afeta a cidade. A Confederação Sul-Americana manteve a decisão na cidade peruana, mas monitora a situação.

Ainda assim, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enviou um ofício à CBF e à Conmebol colocando o Mané Garrincha à disposição como alternativa. "Nossa cidade conta com ampla rede hoteleira, infraestrutura urbana e serviços de qualidade, além de experiência consolidada em grandes eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, e tem todas as condições de receber essa grande partida", argumenta Rocha.

Mané Garrincha, em Brasília, foi colocado como alternativa para final da Libertadores.
Mané Garrincha, em Brasília, foi colocado como alternativa para final da Libertadores.
Foto: Wilton Júnior/Estadão / Estadão

Conforme antecipou o colunista do Estadão Marcel Rizzo, Assunção, no Paraguai, seria uma favorita da Conmebol para sediar a final, caso seja impossível realizá-la em Lima.

A troca do local da final em não seria inédita: em 2019, Flamengo e River Plate se enfrentariam em Santiago, no Chile, mas a convulsão política no país obrigou a Conmebol a mudar a decisão para Lima, onde atualmente ocorrem protestos similares. Na ocasião, o Flamengo bateu o River Plate por 2 a 1 e se sagrou campeão.

A Libertadores tem final única desde 2019. Desde então, o Brasil já sediou a decisão duas vezes, em 2020, com título do Palmeiras, e em 2023, com o Fluminense vencedor. Nas duas ocasiões, o Maracanã foi o palco.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade