5 eventos ao vivo
Logo do Brasileiro Série B
Foto: terra

Brasileiro Série B

A luta de 5 times de tradição para voltar à elite em 2020

13 nov 2019
16h14
atualizado às 16h14
  • separator
  • 0
  • comentários

Cinco times que já marcaram presença na elite do Brasileiro, incluindo os campeões Coritiba (1985) e Sport (1987), travam uma luta sem tréguas na Série B para ver quem consegue a vaga à primeira divisão em 2020. Curiosamente, o único que já garantiu acesso à Série A do ano que vem é um clube que jamais esteve em tal posição desde que o Brasileiro passou a ser disputado pelo sistema de pontos corridos, em 2003: o Bragantino-SP.

Foto: Marlon Costa / Futura Press

O Sport, com 60 pontos e participação em nove edições da primeira divisão no atual modelo, está bem próximo de assegurar sua vaga e pode ficar mais perto ainda se vencer nesta quarta o Botafogo-SP fora de casa. Mesmo que perca para o time paulista, continuará como favorito para fazer companhia à equipe de Bragança Paulista na Série A.

A disputa envolvendo os outros clubes está mais acirrada. Coritiba e Atlético-GO têm 57 pontos; o América-MG soma 55 e o Paraná, 54. Considerando-se uma combinação improvável de resultados, até mesmo CRB (51), Cuiabá (50) e Operário-PR (49) ainda podem sonhar com o acesso. Mas a probabilidade de um desses três subir é desprezível.

Dos clubes que tentam terminar a Série B entre os quatro mais bem classificados, o Coritiba é o que mais vezes esteve na Série A de pontos corridos: em 11 edições. O Paraná a disputou seis vezes; o Atlético-GO, 4; e o América-MG, 3.

De todas essas equipes, o América-MG foi quem mais chamou a atenção no returno do Brasileiro. O time ocupou a zona de rebaixamento à Série C por várias rodadas, no início da competição, e depois deu início a uma arrancada de fôlego, o que encheu de esperança sua torcida.

Jogos que faltam para os cinco que disputam três vagas:

SPORT

Vila Nova (c)
Ponte Preta (c)
Atlético-GO (f)

CORITIBA

Oeste (c)
Bragantino (c)
Vitória (f)

ATLÉTICO-GO

Paraná (c)
Brasil de Pelotas (f)
Sport (c)

AMÉRICA-MG

Vitória (c)
Guarani (f)
São Bento (c)

PARANÁ

Atlético-GO (f)
Criciúma (f)
Botafogo-SP (c)

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade