PUBLICIDADE

Com Brasileiro encerrado, confira classificados aos torneios continentais e rebaixados

7 dez 2023 - 00h32
(atualizado às 00h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O a edição de 2023 do Campeonato Brasileiro, enfim, chegou ao fim nesta quarta-feira (6). Com definições na última rodada, tanto na parte de cima quanto na briga contra o rebaixamento, o principal torneio nacional do país reservou grandes emoções até o final. Portanto, confira abaixo o balanço geral da competição.

Foto: Fotos : Staff Images / CBF / Gazeta Esportiva

O título ficou pela segunda vez consecutiva com o Palmeiras, que terminou o Brasileirão com 70 pontos. Logo abaixo, com o vice-campeonato, figurou o Grêmio, com 68. O Atlético-MG foi o terceiro, enquanto o Flamengo completou o G4. Ambos somaram 66 unidades.

Ainda na lista dos classificados de maneira direta à fase de grupos da Copa Libertadores estão o Fluminense, sétimo colocado com 56, e o São Paulo, 11º com 53. O Tricolor Carioca garantiu vaga no torneio continental por ser o atual campeão. Já o clube do Morumbi se garantiu ao levantar a taça da Copa do Brasil.

As duas equipes que disputarão as fases preliminares da Libertadores são o Botafogo e o Red Bull Bragantino, quinto e sexto lugares, respectivamente. O Glorioso, que foi líder na maior parte da competição, acumulou 64 pontos, dois a mais que o Massa Bruta.

Na Copa Sul-Americana estão garantidos, portanto, Athletico-PR (oitavo com 56), Internacional (nono com 55), Fortaleza (décimo com 54), Cuiabá (12º com 51), Corinthians (13º com 50) e Cruzeiro (12º com 47). Com a permanência na primeira divisão assegurada na última rodada, o Vasco terminou na 15ª posição, com 45 pontos, e o Bahia, na 16ª, com 44.

Por fim, os quatro clubes que jogarão a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024 são: Santos (17º com 43), Goiás (18º com 38), Coritiba (19º com 30) e América-MG (20º com 24). Esta é a primeira vez na história que o Peixe cai para a segunda divisão.

Confira como ficou a situação das equipes no Brasileirão de 2023:

CAMPEÃO: Palmeiras

FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES: Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense e São Paulo

PRÉ-LIBERTADORES: Botafogo e Red Bull Bragantino

SUL-AMERICANA: Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro

REBAIXADOS: Santos, Goiás, Coritiba e América-MG

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade