Brasil na Copa de 2026: conheça Marrocos, Escócia e Haiti
O Brasil já conhece o caminho inicial rumo ao hexa. No sorteio da Fifa realizado nesta sexta-feira, 5, em Washington, a Seleção Brasileira foi colocada no Grupo C da Copa do Mundo de 2026, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti.
A equipe de Carlo Ancelotti estreia em 13 de junho, contra os marroquinos, volta a campo em 19 de junho, para enfrentar o Haiti, e fecha a primeira fase no dia 24 de junho, diante da Escócia. Conheça com mais detalhes os adversários do Brasil:
Marrocos (Estreia - 13 de junho, sábado)
Atual 11° no ranking da Fifa, Marrocos chega ao Mundial realizado nos Estados Unidos, México e Canadá como uma das seleções mais consistentes da última década. Semifinalista em 2022, manteve a base que encantou no Catar, além do técnico Walid Regragui.
Ver essa foto no Instagram
A equipe atravessa fase sólida, invicta desde janeiro de 2024, e fez eliminatórias quase perfeitas, com 100% de aproveitamento e apenas dois gols sofridos. Nomes como Hakimi (PSG), Bono (Al-Hilal) e Brahim Díaz (Real Madrid) seguem como pilares de um time intenso, físico e muito competitivo.
Haiti (2ª rodada - 19 de junho, sexta-feira)
O Haiti retorna a uma Copa do Mundo após mais de 50 anos. A classificação veio de maneira surpreendente nas eliminatórias da Concacaf, liderando um grupo que tinha Honduras e Costa Rica.
É uma seleção limitada tecnicamente, mas extremamente aguerrida, comandada por Sébastien Migné e com destaques pontuais como Bellegarde, meio-campista que atua no futebol inglês, e Ricardo Adé, zagueiro da LDU e nome conhecido dos brasileiros por enfrentar Palmeiras, São Paulo e Botafogo na atual Libertadores.
Escócia (3ª rodada - 24 de junho quarta-feira)
De volta à Copa após 28 anos, a Escócia chega por detalhe: a classificação veio nos acréscimos da última rodada das Eliminatórias Europeias. O time de Steve Clarke não esteve na última Euro e lutou contra o rebaixamento na Liga das Nações, mas possui peças importantes, como Robertson (Liverpool) e McTominay, destaque do Napoli campeão italiano. É uma equipe intensa, forte no jogo aéreo e capaz de surpreender em partidas de ritmo físico elevado.
Apesar do sorteio, o Brasil ainda não conhecerá imediatamente toda a agenda da fase de grupos na competição mundial. A expectativa é de que a tabela completa, com horários e locais, só será divulgada pela Fifa no sábado, 6.
A entidade definirá as cidades e horários a partir de critérios de mercado, distribuição de grandes jogos entre as sedes e priorização de faixas nobres de transmissão. Assim, partidas com europeus tendem a ocorrer à tarde nos Estados Unidos (noite na Europa), enquanto confrontos de seleções sul-americanas devem ocupar os horários de fim de tarde e início da noite, privilegiando o público latino.