PUBLICIDADE

NFL registra queda de 8% na audiência em comparação com a última temporada

6 jan 2017 - 10h33
Ver comentários
Publicidade

A NFL (liga profissional de futebol americano) registrou uma queda de 8% em média na audiência nos Estados Unidos das partidas da temporada regular de 2016/2017, concluída no último domingo, em relação à 2015/2016.

Segundo informações divulgadas pela emissora americana "ESPN", que teve acesso aos dados da NFL, 16,5 milhões de pessoas em média viram aos jogos da atual temporada, contra 17,9 milhões de 2015/2016, uma diferença de 1,4 milhão de espectadores.

As transmissões em horário nobre foram mais afetadas com a perda de audiência, em especial o "Monday Night Football", transmitido pela "ESPN", e do Sunday Night Football, exibido pela "NBC", jogos que representam os contratos de transmissão mais caros, tiveram queda de 12% e 10% na audiência, respectivamente.

As partidas diurnas exibidas pelas emissoras "Fox" e "CBS" tiveram 6% e 7% menos espectadores do que na última temporada. Os jogos do "Thursday Night Football", às quintas-feiras, foram excluídos da comparação dos dados.

As primeiras análises indicam que vários fatores influenciaram na queda da audiência. Os jogos transmitidos pelo Twitter e as eleições presidenciais dos EUA, segundo o comissário da NFL, Roger Goodell, foram alguns dos motivos que afetaram os números de espectadores.

Antes da eleição de 8 novembro, os jogos da liga tiveram uma queda de 14% em relação a 2015/2016, o que de certa forma reforça a hipótese de Goodell. Depois do pleito, a redução foi de apenas 1%.

A grande surpresa da temporada são os Dallas Cowboys, liderados pelo quarterback novato Dak Prescott, revelação da liga, e responsável pela maior audiência até o momento. A partida contra o Washington Redskins no Dia de Ação de Graças teve 35,7 milhões de espectadores, a maior de temporada regular desde 1995.

Apesar de citar a eleição como motivo da queda de audiência, os executivos da NFL estão cientes que outros fatores influenciaram no comportamento dos espectadores. Na 16ª semana de jogos, foram introduzidas mudanças nos comerciais para ajudar a mudar o ritmo da partida. Não há, por enquanto, resultados dos testes.

EFE   
Publicidade
Publicidade