PUBLICIDADE

Futebol Americano

Implacáveis, Seahawks atropelam Broncos e vencem Super Bowl

3 fev 2014 - 00h57
(atualizado em 10/12/2014 às 14h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem esperava um jogo parelho entre Seattle Seahawks e Denver Broncos no Super Bowl 48, neste domingo, no MetLife Stadium, acabou vendo uma verdadeira surra. Dono da melhor defesa da liga e implacável na final, o time de Seattle atropelou o rival por 43 a 8, ignorando a marca de ataque mais produtivo da história da NFL dos Broncos para conquistar o título da temporada do futebol americano pela primeira vez.

O quarterback Russell Wilson liderou o baile dos Seahawks com excelentes passes e corridas, enquanto do outro lado o veterano Peyton Manning, MVP da temporada regular, teve uma noite para se esquecer: foi interceptado duas vezes e teve inúmeros passes incompletos. Os Broncos também sofreram com erros infantis, como um safety no primeiro lance do jogo e fumbles ao longo do confronto.

Campeões da Conferência Nacional, os Seahawks aplicaram um dos maiores passeios da história do Super Bowl - a final com placar mais elástico aconteceu em 1990, quando o San Francisco 49ers venceu justamente o Denver Broncos por 55 a 10. O MVP do jogo deste domingo foi o linebacker Malcolm Smith, do time de Seattle, que marcou um touchdown após interceptar Manning no segundo quarto.

O jogo

<p>Russell Wilson comandou bem a ofensiva dos Seahawks</p>
Russell Wilson comandou bem a ofensiva dos Seahawks
Foto: Getty Images

A partida já começou da pior maneira possível para os Broncos: no primeiro snap, houve uma falha de comunicação e a bola passou por cima do ombro de Peyton Manning. Moreno recuperou a bola dentro da própria end zone e tomou o tackle, causando dois pontos de safety para os Seahawks com apenas 12 segundos de jogo, a pontuação mais rápida da história do Super Bowl.

Com a posse, o Seattle rapidamente ampliou a vantagem para 5 a 0 com um field goal de 31 jardas, após uma ótima corrida de Russell Wilson. O ataque do Denver seguia inoperante, com Manning sufocado pela melhor defesa da NFL.

A posse logo voltou para os Seahawks, que quase conseguiram o primeiro touchdown do jogo, mas Irving tirou a bola da mão de Kearse dentro da end zone após passe de Wilson. O Seattle optou pelo field goal para fazer 8 a 0 sem dificuldades. E no ataque dos Broncos, veio a primeira interceptação de Manning: o veterano deu o passe nas mãos de Chancellor, e a bola voltou ao time de Seattle.

O domínio total dos Seahawks seguiu no segundo quarto. Carter empurrou Tate dentro da end zone dos Broncos e o Seattle ganhou quatro tentativas a apenas uma jarda do fim do campo. E na segunda delas, Marshawn Lynch fez o primeiro touchdown do jogo, ampliando a vantagem para 15 a 0 com o field goal.

<p>Interceptado duas vezes, Peyton Manning teve noite para se esquecer</p>
Interceptado duas vezes, Peyton Manning teve noite para se esquecer
Foto: Getty Images

Já em grande desvantagem no placar, os Broncos finalmente conseguiram seu primeiro first down no ataque, mas tomaram um balde de água fria logo em seguida. Pressionado pela defesa dos Seahawks, Manning sofreu sua segunda interceptação no jogo, arremessando nas mãos de Smith, que atravessou o campo para marcar outro touchdown: 22 a 0 para o Seattle.

Tudo dava errado para o Denver: após o punt dos Seahawks, Holliday ganhou várias jardas, mas cometeu fumble ao cair. A arbitragem revisou o lance e não concedeu o turnover, mas os Broncos foram penalizados na sequência por saída falsa, e Manning não conseguiu completar um passe na quarta descida, entregando novamente a posse ao Seattle.

O pesadelo do Denver continuou no início do terceiro quarto: após o kickoff, a bola caiu nas mãos de Harvin, que correu o campo inteiro e marcou um touchdown de 87 jardas para elevar a vantagem dos Seahawks para 29 a 0. Depois de a posse de bola ir e voltar para os Broncos, Thomas cometeu fumble após passe longo de Manning, e os Seahawks não desperdiçaram o ataque: novo touchdown, com corrida sensacional de Kearse, e 36 a 0 no placar.

<p>Marshawn Lynch esteve discreto, mas contribuiu com um touchdown para a vitória arrasadora do Seattle</p>
Marshawn Lynch esteve discreto, mas contribuiu com um touchdown para a vitória arrasadora do Seattle
Foto: Getty Images

No último quarto, os Broncos - que chegaram ao Super Bowl com o melhor ataque da história da NFL - ameaçaram uma reação com um touchdown de Thomas, alvo preferencial dos passes de Manning, e conseguiram a conversão de dois pontos para diminuir a desvantagem para 36 a 8. Mas logo os Seahawks se aproveitaram de grandes passes de Wilson para avançar no campo e chegar ao touchdown com Baldwin, que fintou quatro defensores antes de chegar à end zone: 43 a 8.

Com uma diferença tão grande, o último quarto praticamente não teve emoção. Os jogadores dos Seahawks já faziam muita festa no banco de reservas bem antes do final da partida. O Seattle se deu ao luxo até de trocar Wilson por Jackson como quarterback nos minutos finais, e se consagrou, com um verdadeiro show, como o grande campeão da NFL na final de 2014.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade