Fernando Diniz comemora título da Libertadores do Fluminense no meio da torcida; veja vídeo
Festa acontece neste domingo com mais de 100 mil pessoas, depois de ter sido remarcada por falta de autorização de forças de segurança
Mais de 100 mil torcedores estiveram no centro do Rio para acompanhar o trio elétrico que carregava os jogadores do Fluminense, o técnico Fernando Diniz e a taça da Libertadores 2023, conquista histórica do clube contra o Boca Juniors na final do Maracanã. Alguns foram mais sortudos e conseguiram comemorar próximos do treinador, que desceu do carro de som e fez a festa na rua com os seguidores do time. Não é muito tradicional festejar conquistas com tamanha distância da decisão, mas esse foi o jeito encontrado na cidade pensando na segurança de todos. A demora não inibiu a festa.
Durante o desfile de campeões do Fluminense, o técnico Fernando Diniz foi comemorar com a galera:
— Goleada Info (@goleada_info) November 12, 2023
Houve comemoração, brincadeiras e provocações aos rivais Botafogo, Vasco e Flamengo, inclusive incitadas pelos jogadores, como o zagueiro David Braz. Parecia um carnaval fora de época. O jogador de 36 anos também mostrou um caixão com as cores e o símbolo do Boca Juniors de cima do trio elétrico, ao lado da taça da Libertadores. Personalidades e torcedores do clube, como os cantores Xamã e Marvilla, estiveram na comemoração com o elenco.
A festa começou já no sábado à noite, após o empate em 1 a 1 com o Flamengo pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Agora, os jogadores ganham cinco dias de folga para celebrar e ficar com a família, aproveitando a pausa das competições para a Data Fifa, com jogos da seleção na próxima semana. O próximo compromisso do clube é dia 22 contra o São Paulo no Maracanã, pela 32ª rodada, em jogo atrasado. A partida marca o reencontro do elenco com a torcida e terá a entrega das faixas de campeão da Libertadores.
Festa chegou a ser adiada por falta de acordo com forças de segurança
A comemoração ocorre somente uma semana depois do título. Isso porque o Fluminense cancelou a celebração prevista para o domingo passado, nas Laranjeiras, depois do título, conquistado no sábado, no Maracanã. Em nota, o clube carioca justificou "necessidade de planejamento prévio, solicitado pelos órgão de segurança pública" da cidade.
Havia também a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa foi uma justificativa apresentada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Mesmo sem a festa oficial, a torcida do Fluminense não cessou as comemorações, inclusive no estádio das Laranjeiras e arredores. O time não corre risco no Brasileirão é já tem sua vaga assegurada na próxima competição sul-americana. O clube vai se preparar para jogar o Mundial de Clubes da Fifa em dezembro, com possibilidade de enfrentar o Manchester City na final.
