Sem repetir escalações, Luxemburgo ainda busca time ideal
São 50 dias de Toca da Raposa, mais precisamente 10 jogos, e o técnico Vanderlei Luxemburgo ainda não conseguiu repetir a mesma escalação no Cruzeiro, seja por opção técnica, contusões ou suspensões. E também não vai ser no 11º jogo no comando, no duelo de domingo, contra o São Paulo, no Morumbi, que o treinador conseguirá manter a equipe, já que ele não conta com Joel, com lesão na coxa direita.
Se não quiser alterar muito o esquema, Vinícius Araújo e Leandro Damião, este que entrou no lugar de Joel no decorrer da partida contra o Avaí, no último domingo, são os favoritos para ficar com a vaga do camaronês.
“Quando monta o elenco, não são só 11 jogadores. Quem entra tem de dar o máximo para conseguir as vitórias. Não adianta pensar que são só 11 jogadores”, lembrou Leandro Damião.
Os únicos jogadores que começaram como titular nas 10 partidas com Luxemburgo no comando foram o goleiro Fábio e o zagueiro Manoel. O lateral direito Mayke é outro atleta que entrou como titular na maioria dos jogos, mas caiu de produção e foi parar no banco de reservas.
O setor com mais mudanças foi o ataque. Para se ter uma idéia, na estréia do técnico, contra o Flamengo, o quarteto ofensivo foi formado por Gabriel Xavier, Marquinhos, Willian e Leandro Damião. Contra o Avaí, no último jogo, o ataque foi todo modificado, jogando Marcos Vinícius, De Arrascaeta, Marinho e Joel.
“É normal. Jogador tem que respeitar. São mais de 30 jogadores. Claro que sempre quero ser titular. respeito Luxemburgo, baita de um treinador. Sei que posso ajudar mais o Cruzeiro, espero mostrar isso a ele, para ter confiança com ele, como tinha com Marcelo”, destacou Damião.
Ao todo, Vanderlei Luxemburgo utilizou 21 jogadores diferentes no time titular, quase dois times completos.
Confira o número de partidas que cada jogador começou como titular com o técnico Vanderlei Luxemburgo:
Fábio e Manoel – 10 jogos
Mayke – 8 jogos
Henrique, Charles, Willian e Leandro Damião – 7 jogos
Bruno Rodrigo, Marquinhos, Willians e De Arrascaeta – 6 jogos
Pará e Fabrício - 5 jogos
Marcos Vinícius – 4 jogos
Allano, Paulo André e Joel – 3 jogos
Ceará e Marinho – 2 jogos
Gabriel Xavier e Alisson – 1 jogo
Confira as escalações na era Luxemburgo:
CRUZEIRO 1 X 0 FLAMENGO
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Charles, Henrique, Marquinhos e Gabriel Xavier (Alisson); Willian (Allano) e Leandro Damião (Henrique Dourado)
ATLÈTICO-MG 1 X 3 CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Willians, Charles, Marquinhos e Alisson (Gabriel Xavier) (Allano); Willian e Leandro Damião (Joel)
VASCO 1 x 3 CRUZEIRO
Fábio; Mayke (Fabiano), Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Willians, Charles, Allano (Bruno Edgar) e Marquinhos; Willian (Joel) e Leandro Damião
CRUZEIRO 0 X 1 CHAPECOENSE
Fábio; Mayke (Fabiano), Manoel, Bruno Rodrigo e Pará (Joel); Charles, Henrique (Bruno Edgar), Marquinhos e Allano; Willian e Leandro Damião
CORITIBA 1 X 0 CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Pará; Willians, Henrique, De Arrascaeta e Allano (Marcos Vinícius); Willian (Joel) e Leandro Damião (Henrique Dourado)
GRÊMIO 1 X 0 CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Willians, Charles (Léo), Marquinhos (Allano) e De Arrascaeta; Willian e Leandro Damião (Marcos Vinicius)
CRUZEIRO 2 X 0 ATLÉTICO-PR
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo (Paulo André) e Fabrício; Willians, Henrique, De Arrascaeta e Marcos Vinicius (Charles); Marquinhos (Marinho) e Joel
FLUMINENSE 1 X 0 CRUZEIRO
Fábio; Mayke (Ceará), Manoel, Paulo André e Fabrício; Willians, Henrique, Marcos Vinicius (Marinho) e De Arrascaeta; Willian (Charles) e Leandro Damião
CRUZEIRO 1 X 0 GOIÁS
Fábio; Ceará (Mayke), Manoel, Léo e Fabrício; Charles, Henrique, De Arrascaeta (Gabriel Xavier) e Marcos Vinicius; Joel (Vinícius Araújo) e Marinho