Leonardo Jardim se despede do Cruzeiro e não seguirá como técnico em 2026
Leonardo Jardim não continuará no comando técnico do Cruzeiro. A saída do treinador português já está definida internamente e deverá ser confirmada oficialmente após uma reunião marcada para esta segunda-feira (15), entre o profissional e a cúpula da SAF. A decisão independe do resultado esportivo recente, incluindo a eliminação na semifinal da Copa do Brasil […]
Leonardo Jardim não continuará no comando técnico do Cruzeiro. A saída do treinador português já está definida internamente e deverá ser confirmada oficialmente após uma reunião marcada para esta segunda-feira (15), entre o profissional e a cúpula da SAF. A decisão independe do resultado esportivo recente, incluindo a eliminação na semifinal da Copa do Brasil diante do Corinthians.
A iniciativa de encerrar o vínculo parte do próprio treinador, que tem contrato até o fim de 2026, mas optou por não cumprir o último ano. Pessoas próximas às negociações apontam que fatores familiares pesaram de forma determinante. Jardim vive em Minas Gerais com a esposa, enquanto grande parte de seus familiares permanece em Portugal, país onde ele mantém envolvimento direto na administração de negócios da família, principalmente nos setores de vinhos e azeites. Esses produtos, inclusive, têm circulação no mercado brasileiro com apoio de Pedro Lourenço, dono da SAF celeste e amigo pessoal do técnico.
Ao longo da carreira fora de Portugal, o período de maior identificação de Leonardo Jardim foi no Monaco, clube em que construiu um trabalho marcante entre 2014 e 2019. Além da passagem pelo futebol francês, o treinador acumulou experiências em diferentes mercados, como Grécia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Catar. No Cruzeiro, manteve relação aberta com a diretoria e discutia há meses, de forma reservada, seu futuro com Pedro Lourenço e Pedro Junio, vice-presidente da SAF.
A postura cautelosa nas entrevistas, adotada para não antecipar uma decisão já amadurecida nos bastidores, contribuiu para o aumento das especulações nas últimas semanas. O encontro marcado para esta segunda-feira, no entanto, servirá apenas para formalizar a saída de Leonardo Jardim, encerrar o ciclo à frente da equipe e alinhar os agradecimentos pelo trabalho realizado na temporada. Apesar de a diretoria, liderada por Pedro Lourenço, ter defendido a permanência do treinador — inclusive com oferta de valorização salarial e melhores condições de trabalho —, a decisão do português está tomada.
Com a saída encaminhada, a SAF do Cruzeiro inicia o planejamento para a escolha de um novo comandante técnico. A busca pode contar com a participação de Leonardo Jardim no processo de transição. Outro nome que terá papel relevante nesse momento é o do diretor esportivo Joaquim Pinto, profissional português contratado por indicação do próprio treinador e considerado referência na área de scouting.