Neymar revê algoz Alessandro e duela por título de "rei de eras" em decisão
Neymar e Alessandro lideraram o reinício de novos momentos para Santos e Corinthians, respectivamente. Longevos em suas equipes, se reencontram em novo confronto decisivo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Pacaembu, pela primeira final do Campeonato Paulista, quase um ano após a vitória corintiana na semifinal da última Copa Libertadores - decisão em que o lateral ofuscou o craque santista - para sacramentar a condição de "rei de eras".
Alessandro, capitão corintiano, foi o principal protagonista na marcação de Neymar nos dois jogos da competição sul-americana. Anulou o camisa 11 com a ajuda de um ferrolho defensivo perfeito montado pelo técnico Tite em plena Vila Belmiro e, por fim, no Pacaembu, no empate por 1 a 1 que encaminhou o título do rival.
O santista já teve seu dia de glória contra o lateral. Conquistou na Vila Belmiro - novamente cenário da decisão entre as equipes, no próximo domingo - o estadual de 2011, marcando o decisivo gol da vitória por 2 a 1.
"Desde a primeira partida do Paulista já buscamos o título. Estamos mais próximos agora, só que vamos jogar contra uma grande equipe. Vamos respeitá-los, mas o nosso desejo é vencê-los", externou Neymar.
A vantagem de Alessandro, no entanto, é ampliada, principalmente, por ter vencido Neymar em sua primeira decisão como profissional, no Paulista de 2009. O rival santista, por sua vez, vence no número de títulos: seis (três paulistas, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa Sul-Americana) contra cinco (um Paulista, uma Copa do Brasil, um Brasileiro, uma Libertadores e um Mundial).
A missão de parar Neymar será difícil dessa vez. O jogador é o artilheiro da competição, com 12 gols, e tem o melhor aproveitamento no quesito finalizações entre os grandes: 47,9%, segundo o Footstats. O lateral de confiança de Tite é dono de índice de 92,6% de passes acertados e responsável por boa média de posse de bola durante os jogos.
A final que decide o "rei das eras" pode ser a última da dupla. Neymar, cotado para deixar o Santos na próxima janela de transferências, devido a novo esmagador assédio do futebol espanhol, assim como para Alessandro, 34 anos e que tem a "sombra" de Edenílson no Corinthians.
Veja o duelo Alessandro x Neymar, segundo o Footstats:
Alessandro
Jogos: 11
Assistências: 2
Cartões amarelos: 5
Cartões vermelhos: nenhum
Cruzamentos: 23 (26,1% certos)
Desarmes: 40 (3,6 por partida)
Faltas cometidas: 19 (1,7 por jogo)
Lançamentos: 17 (23,5% certos)
Passes: 645 (92,6% certos)
Pênaltis cometidos: nenhum
Posse de bola: 1min59s por jogo
Rebatidas: 32 (2,9 por jogo)
Neymar
Jogos: 16
Assistências: 7
Cruzamentos: 64 (10,9% certos)
Dribles: 163 (68,7% certos)
Faltas sofridas: 104 (6,5 por jogo)
Finalizações: 96 (47,9% certas)
Gols: 12 (0,8 por jogo)
Impedimentos: 12 (0,8 por jogo)
Passes: 536 (83% certos)
Pênaltis sofridos: 2
Perdas de bola: 215 (13,4 por jogo)
Posse de bola: 2min24s por jogo