Itu não se seduz com Corinthians e organizada admite protestar
- Dassler Marques
- Direto de Itu
A temporada do Centenário acabou sem títulos e 2011 começa de uma forma pouco otimista para o Corinthians. No fim da tarde de segunda-feira, a delegação do clube chegou em Itu para realizar sua pré-temporada e já não causa o mesmo furor de outros anos. Osmar Barbosa, secretário de turismo do município, diz que "a rotina segue como sempre, embora a presença corintiana gere comentários". Até mesmo os torcedores organizados com fama de fanáticos não pretendem levar apoio ao grupo comandado pelo treinador Tite.
"Temos duas caixas de rojão aqui e poderíamos estourar para eles. Mas será que merecem? Não merecem", conta Roberto Dutra, chefe da filial de Itu da Gaviões da Fiel, facção organizada corintiana, em entrevista ao Terra. Nas entrelinhas, porém, ele explica o porquê de o clima não ser festivo como o de outros anos e expõe um procedimento político das facções.
"Eu até poderia apoiar, mas não posso abrir bandeira ou fazer alguma coisa. A gente procura sempre seguir a direção de São Paulo. Se eles me pedirem para organizar algum protesto, junto o pessoal e vamos até lá", admite ele, que lidera mais de 250 corintianos associados e tem uma sede próxima ao Centro da cidade. "Se eles merecessem a gente ia receber, mas perderam tudo. Aí é fazer como um marido traído que vai atrás", reclama.
No último Campeonato Brasileiro, a relação sempre pacífica entre a direção corintiana e os Gaviões da Fiel se deteriorou. Andrés Sanchez recebeu pressão de membros da facção para demitir o treinador Adílson Batista e, por mais de uma vez, o elenco foi pressionado durante a crise de resultados que foi fatal na luta pelo título.
Dutra, aliás, foi um dos que participaram das manifestações.no dia seguinte à derrota para o Vasco em São Januário. "Fui pegar uma camisa com o Roberto Carlos, mas tive que aderir ao protesto. Agora talvez eu vá cobrá-lo, porque ele ainda me deve a camisa", diz o líder da organizada.
Se não seduz seus seguidores, o Corinthians deve alterar pouco a rotina da tranquila cidade localizada a 101km da capital. Secretário de Turismo, Osmar Barbosa se mostra animado pelo fato de o nome de Itu ser promovido pelo clube, mas acredita que nada de diferente vá acontecer. "A mídia vai divulgar nosso nome até em outros países, mas o trabalho do time é todo feito de uma forma muito reservada (pela comissão técnica). Não é nada que vá alterar nossa rotina", conta ao Terra.
Em 2011, o Corinthians faz sua pré-temporada em Itu pelo quarto ano consecutivo, mas a mídia local também da pouca atenção ao fato. Principal jornal da cidade, o Periscópio sequer recorda a presença corintiana em sua edição da última segunda-feira. Os destaques do caderno esportivo são para o noticiário do Ituano, clube do município que joga o próximo Campeonato Paulista, e para uma Liga de Futebol Virtual realizada em Sorocaba.