Corinthians lança novos uniformes em homenagem à Democracia Corintiana; veja detalhes
O Corinthians lançou, em parceria com a Nike, os novos uniformes para a temporada de 2023. A nova linha foi inspirada na Democracia Corintiana, movimento que tomou conta do clube na década de 80, período em que o país passava pela ditadura militar.
"O estilo icônico dos anos 80 com detalhes que trazem o passado para o futuro de uma nova maneira. Uma homenagem ao movimento que definiu pra sempre o jeito Corinthiano de ser", escreveu o perfil do clube em seu Twitter oficial.
O presidente Duilio Monteiro Alves falou sobre o lançamento dos novos uniformes. "A Fiel se orgulha em ter na nossa história um momento tão marcante como a Democracia Corinthiana. A luta por direitos está no nosso DNA, assim como a participação ativa em causas relevantes, sempre a favor do povo. Afinal, somos o Time do Povo. A Democracia Corinthiana foi um movimento inovador e nos inspiramos em momentos assim para realizar uma gestão moderna, pensando sempre no torcedor. É uma homenagem merecida a um grande capítulo da nossa história", afirmou o mandatário ao site oficial do clube.
A camisa 1 da linha mantém um tom tradicional, sem listras. O entorno do símbolo da Nike possui tom vermelho e a parte superior das costas possui o logo da Democracia Corintiana.
Já a camisa 2, preta, possui listras verticais brancas, finas. Com a gola branca, o uniforme também conta com contorno vermelho no símbolo da patrocinadora e contém o logo do movimento dos anos 80.
No site da Nike, as camisas estão sendo vendidas inicialmente pelo valor de R$ 299,99. O uniforme 1 deve ser utilizado pela primeira vez contra o Cruzeiro, no próximo domingo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Inspirada na Democracia Corinthiana 🤍🖤
O estilo icônico dos anos 80 com detalhes que trazem o passado para o futuro de uma nova maneira. Uma homenagem ao movimento que definiu pra sempre o jeito Corinthiano de ser.
👉🏼 https://t.co/5NePjItpcY pic.twitter.com/NT7LMutbR4
— Corinthians (@Corinthians) April 13, 2023
Relembre o que foi a Democracia Corintiana
A Democracia Corintiana foi um revolucionário modelo de gestão de futebol que surgiu na década de 80, período que o Brasil passava por uma ditadura militar. Nesse sistema, jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes tinha voto de peso igual na hora de discutir assuntos internos, como concentração e esquemas táticos.
Alguns jogadores se destacaram nesse período e lideraram o movimento, como Sócrates, Casagrande, Wladimir e Zenon. Esse é considerado o maior movimento ideológico da história do futebol brasileiro.