Corinthians busca primeira final de Copa Sul-Americana; relembre a melhor campanha do clube
A melhor campanha do Timão na história da competição aconteceu em 2019
O Corinthians está em busca de sua primeira final de Copa Sul-Americana. Nesta terça-feira, 26, a equipe recebe o Fortaleza pelo confronto de ida da semifinal do torneio continental e espera começar a eliminatória com o "pé direito".
A melhor campanha do Timão na história da competição aconteceu em 2019, quando a equipe foi eliminada pelo Independiente del Valle na semifinal. Na época, o Alvinegro era comandado por Fábio Carille.
O cenário, inclusive, é semelhante ao atual, já que a ida foi em Itaquera e a volta em Quito, no Equador. No primeiro jogo, o Corinthians sofreu uma dura derrota por 2 a 0, enquanto o segundo duelo acabou em 2 a 2, sacramentando a eliminação do clube brasileiro.
Antes da Sula de 2019, o melhor desempenho do Corinthians na Sul-Americana havia sido em 2005, quando a equipe caiu nas quartas de final para o Pumas, do México.
Depois de deixar a competição em segundo plano, utilizando muitos jovens, o Corinthians passou a dar prioridade para a Copa Sul-Americana. Além de somar um troféu à prateleira, vencer a competição significa ao Timão a classificação direta para a Libertadores e Copa do Brasil do ano seguinte.
Corinthians e Fortaleza se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. A volta está programada para o dia 3 de outubro, na Arena Castelão. Quem vencer a eliminatória enfrenta LDU ou Defensa y Justicia na grande de decisão da Sul-Americana.
Relembre todas as participações do Corinthians na Sul-Americana:
2003 - Eliminado na primeira fase (derrotas para Atlético-MG e Fluminense)
2005 - Eliminado nas quartas (Pumas-MEX)
2006 - Eliminado nas oitavas (Lanús-ARG)
2007 - Eliminado na primeira fase (Botafogo)
2017 - Eliminado nas oitavas (Racing-ARG)
2019 - Eliminado nas semis (Independiente del Valle-EQU)
2021 - Eliminado na fase de grupos (Peñarol, River Plate-PAR e Huancayo-PER)
2023 - Semifinais (até o momento)