PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Corinthians busca primeira final de Copa Sul-Americana; relembre a melhor campanha do clube

A melhor campanha do Timão na história da competição aconteceu em 2019

26 set 2023 - 07h13
(atualizado às 07h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: ( Daniel Augusto Jr/Corinthians) / Gazeta Esportiva

O Corinthians está em busca de sua primeira final de Copa Sul-Americana. Nesta terça-feira, 26, a equipe recebe o Fortaleza pelo confronto de ida da semifinal do torneio continental e espera começar a eliminatória com o "pé direito".

A melhor campanha do Timão na história da competição aconteceu em 2019, quando a equipe foi eliminada pelo Independiente del Valle na semifinal. Na época, o Alvinegro era comandado por Fábio Carille.

O cenário, inclusive, é semelhante ao atual, já que a ida foi em Itaquera e a volta em Quito, no Equador. No primeiro jogo, o Corinthians sofreu uma dura derrota por 2 a 0, enquanto o segundo duelo acabou em 2 a 2, sacramentando a eliminação do clube brasileiro.

Antes da Sula de 2019, o melhor desempenho do Corinthians na Sul-Americana havia sido em 2005, quando a equipe caiu nas quartas de final para o Pumas, do México.

Depois de deixar a competição em segundo plano, utilizando muitos jovens, o Corinthians passou a dar prioridade para a Copa Sul-Americana. Além de somar um troféu à prateleira, vencer a competição significa ao Timão a classificação direta para a Libertadores e Copa do Brasil do ano seguinte.

Corinthians e Fortaleza se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. A volta está programada para o dia 3 de outubro, na Arena Castelão. Quem vencer a eliminatória enfrenta LDU ou Defensa y Justicia na grande de decisão da Sul-Americana.

Relembre todas as participações do Corinthians na Sul-Americana:

2003 - Eliminado na primeira fase (derrotas para Atlético-MG e Fluminense)

2005 - Eliminado nas quartas (Pumas-MEX)

2006 - Eliminado nas oitavas (Lanús-ARG)

2007 - Eliminado na primeira fase (Botafogo)

2017 - Eliminado nas oitavas (Racing-ARG)

2019 - Eliminado nas semis (Independiente del Valle-EQU)

2021 - Eliminado na fase de grupos (Peñarol, River Plate-PAR e Huancayo-PER)

2023 - Semifinais (até o momento)

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade