PUBLICIDADE

Flamengo faz Renato Gaúcho pagar pecados com juros e correção

Conhecido pelo estilo falastrão, treinador do Grêmio vê freguesia para rubro-negro aumentar em mais um revés, dessa vez pela Copa do Brasil

27 jul 2023 - 00h12
(atualizado às 00h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Renato Portaluppi lamenta nova derrota do Grêmio para o Flamengo
Renato Portaluppi lamenta nova derrota do Grêmio para o Flamengo
Foto: Donaldo Hadlich/Código19/Gazeta Press

Nos últimos 10 jogos entre Flamengo e Renato Gaúcho, o técnico do Grêmio não venceu nenhum. E, nesta quarta-feira, a derrota por 2 a 0 deixou o time gaúcho distante de sua maior aposta de título na temporada. Para se classificar para a final da Copa do Brasil sem a necessidade de decisão por pênaltis, o tricolor precisará marcar pelo menos três gols no Maracanã.

Com apenas três vitórias em 12 jogos contra o Flamengo, a freguesia é indigesta para Renato Portaluppi, sobretudo por motivos extracampo, e tem cobrado a conta com juros e correção pelos pecados em forma de fanfarronices do técnico.

Em 2019, Renato entrou em embate público com o português Jorge Jesus ao defender que seu time jogava o melhor futebol do Brasil, a despeito da temporada avassaladora da equipe rubro-negra. Chegou a dizer que, por ter gastado 200 milhões de reais em contratações, o Flamengo tinha “obrigação de ganhar”. Acabou eliminado por Jesus na semifinal da Libertadores com um histórico 5 a 0 no Maracanã.

Dois anos depois, o técnico ganhou a oportunidade que tanto esperava ao ser contratado pelo clube de elenco multimilionário, porém não cumpriu a tal “obrigação de ganhar”. No comando do Flamengo, Renato foi vice da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

Ele retornou ao Grêmio em 2022, ajudou o time a subir da segunda divisão e, neste ano, depois de se sagrar campeão gaúcho, o treinador cravou que sua equipe “não deve em nada para nenhuma outra no futebol brasileiro”.

Após quatro meses, sua equipe é vice-líder do Brasileirão, mas a 11 pontos do Botafogo. Pela competição de pontos corridos, já havia perdido para o Flamengo por 3 a 0. Apesar da ampla desvantagem no placar, Renato defendeu que o Grêmio teria jogado melhor.

Dessa vez, na Arena do Grêmio, o time carioca foi indiscutivelmente superior. No fim do jogo, com os donos da casa em inferioridade numérica após a expulsão de Kannemann, o Flamengo ainda perdeu chances de ampliar o marcador e selar a classificação, sem contar o pênalti desperdiçado por Gabigol no primeiro tempo.

Contra Jorge Sampaoli, atual técnico do Flamengo, que soube aproveitar os espaços abertos pela desencaixada marcação individual do Grêmio, Renato também amarga outra freguesia. Agora são quatro derrotas para o argentino em seis duelos, somente uma vitória. 

Especialista em motivar jogadores, Renato Portaluppi precisa juntar os cacos de mais um resultado frustrante diante do Flamengo para tentar a virada no Maracanã. E, ao mesmo tempo, cuidar para que o Grêmio não sofra nova humilhação em território rubro-negro, ferida que segue tão exposta quanto seu histórico de falastrão.

Fonte: Breiller Pires Breiller Pires é jornalista esportivo e, além de ser colunista do Terra, é comentarista no canal ESPN Brasil. As visões do colunista não representam a visão do Terra.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade