Clubes da Série B da Itália ameaçam paralisar campeonato
Motivo é autorização para times da elite terem "equipes B"
Os times da Série B da Itália ameaçaram bloquear a realização do próximo campeonato por conta da decisão da Federação Italiana de Futebol (Figc) de autorizar clubes da elite a terem "equipes B" nas divisões inferiores, modelo semelhante ao adotado na Espanha, por exemplo.
A medida criada pela Figc permite que agremiações da Série A, como Juventus, Napoli, Roma, Lazio, Inter ou Milan, inscrevam times B na terceira divisão. De acordo com as novas regras, essas equipes só poderão ter quatro jogadores acima de 22 anos e terão possibilidade de subir para a segunda divisão, desde que a "matriz" continue na elite.
No entanto, a "Lega B" diz que não foi consultada sobre a decisão e, após uma reunião de seu comitê executivo nesta sexta-feira (11), se reserva o direito de adotar "clamorosas iniciativas de protesto", como o "bloqueio do próximo campeonato" ou dos playoffs da atual edição.
Segundo Mauro Balata, presidente da Lega B, a mudança promovida pela Figc é "danosa" para a natureza da segunda divisão de "valorização dos jovens, territorialidade dos clubes e competitividade". Além disso, pode causar "gravíssimos danos econômicos para as equipes e de interesse para os torcedores".
A entidade deve realizar em breve uma assembleia extraordinária para decidir quais ações tomar. A permissão para os "times B" já entrará em vigor na temporada 2018/19, desde que haja vagas na Lega Pro, a terceira divisão.
"O futebol italiano sentia a exigência dessa reforma, para se alinhar e tentar reduzir a diferença para outros países europeus", afirmou o vice-comissário da Figc, Alessandro Costacurta.