PUBLICIDADE
Logo do Seleção do Chile

Seleção do Chile

Favoritar Time

Entre mico e elogios, Jairzinho faz "ventania" na Seleção

28 mar 2015 - 16h24
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A moderna sala de imprensa do Emirates Stadium estava lotada. Jornalistas brasileiros, chilenos e ingleses queriam fazer perguntas na véspera do jogo Brasil x Chile. Antes de começar, o assessor da Seleção pediu para que todos desligassem os celulares, como de costume. Mas não é comum ver a comissão técnica inteira no local. E dessa vez um dos membros roubou a atenção de todos: o ex-jogador Jairzinho, o "Furacão" da Copa do Mundo de 1970, recebeu uma ligação durante a entrevista e pagou mico diante de todos, com o toque em alto e bom som interrompendo Dunga.

Jairzinho chegando com o time brasileiro em Paris
Jairzinho chegando com o time brasileiro em Paris
Foto: Bruno Domingos/ Mowa

O cargo de Jairzinho não é fixo na Seleção Brasileira. Trata-se de uma função que Dunga e Gilmar Rinaldi - diretor de seleções da CBF - criaram para aproximar campeões do mundo dos jogadores atuais. Mauro Silva e Coutinho, por exemplo, já participaram de outras viagens do elenco.

Na verdade não é um cargo com funções muito definidas. A única certeza é que o ex-jogador sempre dará uma palestra aos atletas convocados. Dunga, inclusive, já disse que escolheu Jairzinho por dois motivoss: ensinar aos jogadores como chamar a responsabilidade e ser decisivo, como ele fez na Copa de 1970; e mostrar que um fracasso no Mundial, como em 1966, pode levar um time ao sucesso quatro anos depois.

"Poucas vezes temos duas chances na carreira. Quando temos, precisamos aproveitar", alertou Dunga, que teve a própria oportunidade e se recuperou na Copa de 1994, após derrota em 1990.

Seleção é recepcionada por torcedores na chegada a Londres:

Dunga também brincou com Jairzinho em outra oportunidade, depois que ele já tinha saído da sala de imprensa, atendido o celular e voltado. O técnico foi questionado se o bom histórico de Robinho contra o Chile o colocaria como titular no jogo deste domingo. E negou com bom humor: "claro que não. Se fosse assim, levava o Jairzinho, que está aqui e tem gols em sete jogos de uma Copa".

Além da palestra, o trabalho de Jairzinho é pouco visível. Talvez converse com Dunga e os auxiliares nos bastidores, mas nos treinos participa pouco. De fato não é a missão. O que todos esperam é que seja mais uma atração do Brasil, como aconteceu na chegada a Londres, na sexta.

Enquanto a maioria dos jogadores passou reto diante dos poucos torcedores que ficaram na entrada do hotel, Jairzinho parou para dar autógrafos e tirar fotos. Se não é mais um "Furacão", como em outros tempos, Jairzinho tem provado que ainda consegue fazer alguma "ventania".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade