PUBLICIDADE

Brasil usará uniforme branco em estreia da Copa América

14 jun 2019 - 20h36
Compartilhar
Exibir comentários

Quando a seleção brasileira entrar em campo contra a Bolívia na partida de abertura da Copa América nesta sexta-feira no Morumbi será a primeira vez que a equipe usa um uniforme branco em uma partida oficial em mais de 60 anos.

Jogadores da seleção brasileira treinam no estádio do Morumbi, em São Paulo
13/06/2019 REUTERS/Henry Romero
Jogadores da seleção brasileira treinam no estádio do Morumbi, em São Paulo 13/06/2019 REUTERS/Henry Romero
Foto: Reuters

Em um mundo em que as equipes usam uniformes diferentes todos os anos --algumas vezes com cores que tem pouco ou nada a ver com sua história ou tradição-- o Brasil tem evitado usar o branco em jogos oficiais desde 1957.

O que pode ser um detalhe menor para outras seleções é um assunto importante para a equipe brasileira, já que a camisa branca tornou-se sinônimo de azar e derrota.

A seleção vestiu branco quando perdeu a final da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã, contra o Uruguai, e quando foi derrotada pelo Paraguai na final do Campeonato Sul-Americano de 1953, antecessor da Copa América.

Os reveses levaram dirigentes a lançarem um concurso para criar um novo uniforme, nascendo aí a famosa camisa canarinho.

Desde então, usando amarelo ou a camisa reserva azul, o Brasil conquistou cinco títulos mundiais, mais do que qualquer outra seleção do mundo.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disse que escolheu usar novamente a camisa branca em homenagem à equipe brasileira de 1919, que conquistou o primeiro título sul-americano do Brasil.

A decisão pode ser arriscada, dada a superstição existente no país, mas a seleção tem algo a seu favor: o Brasil sediou a Copa América quatro vezes e conquistou todas as vezes, independentemente da cor que vestiu.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade