Davide Ancelotti assume o posto de técnico mais jovem do BR-2025
Estreante da noite, técnico do Botafogo desbanca Filipe Luís. No fim do mês, italiano enfrenta o mais velho do torneio, em choque de gerações
O Botafogo provocou um grande alvoroço com a contratação de Davide Ancelotti e voltou às manchetes nos quatro cantos do mundo. Além de anunciar um profissional com sobrenome de peso no futebol, o Glorioso alterou a configuração desta edição do Campeonato Brasileiro. Ancelottinho desbancou Filipe Luís, do Flamengo. Ele inicia, assim, a carreira como o técnico mais jovem da competição, nesta quarta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Vitória, no Estádio Nilton Santos, pela rodada 14 da competição nacional (leia mais detalhes abaixo).
Na semana que vem, o filho do multicampeão Carlo Ancelotti, da Seleção Brasileira, completa 36 anos. Com 39, o comandante rubro-negro manteve a ponta até a chegada do italiano. Davide também terá a sua juventude colocada à prova mais cedo do que imaginava. No dia 26/7, no Colosso do Subúrbio, o Botafogo recebe o Corinthians do técnico Dorival Júnior, o mais velho do Brasileirão, em um choque entre diferentes gerações de treinadores.
Durante a apresentação oficial como treinador do Mais Tradicional, perguntado pela equipe de reportagem do Jogada10 sobre como enxergava esta perspectiva, Davide manteve os pés no chão e reconheceu que precisará de ajuda para entender o terreno onde está pisando.
"Falei com os capitães, foi uma das primeiras coisas. Para mim, que sou jovem, é muito importante ter esta liderança compartilhada com eles. Cheguei ao Botafogo na semana passada. Os profissionais do clube também me ajudam muito. O Cláudio (Caçapa) e os analistas me passaram informações boas das equipes daqui. Ser jovem tem suas coisas positivas e desvantagens sobre não ter experiência. Vou cometer erros. Mas tenho que cometê-los para crescer em um ambiente onde todos estamos evoluindo", filosofou o treinador do Alvinegro.
Ancelotti cobrará coragem dos jogadores
Apesar da pouca idade, Davide não é nenhum novato. Na última década, como auxiliar, acompanhou o pai nas principais ligas da Europa, como Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha. No Real Madrid, por exemplo, os dois conquistaram todos os títulos possíveis mais de uma vez. Ancelottinho, portanto, está mais do que preparado para se descolar da figura do pai, alcançar a maturidade esportiva e trilhar o próprio caminho.
"Ambição e coragem. Estamos alinhados para sermos um clube diferente. Hoje, um time tem que jogar bem e fazer diferentes coisas para ganhar. Vamos trabalhar duro. Os jogadores têm que representar os valores do Botafogo. O sistema pode mudar, mas temos que jogar com coragem. Somos um time campeão, então, precisamos de personalidade. Este time é muito grande e representa muita coisa", pregou Davide, em um português fluente.
Davide assinou a súmula de auxiliar de preparador de goleiros no sábado (12), no triunfo sobre o Vasco por 2 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília. Agora, seu nome já está no BID da CBF. Que comece, então, o "Ancelotti Way"!
Treinadores do Brasileirão: do mais novo ao mais velho*
1) Davide Ancelotti - Botafogo - 35 anos
2) Filipe Luis - Flamengo - 39 anos
3) Daniel Paulista - Sport - 43 anos
4) Rafael Guanaes - Mirassol - 44 anos
5) Abel Ferreira - Palmeiras - 46 anos
6) Fernando Seabra - Bragantino - 48 anos
7) Leonardo Jardim - Cruzeiro - 50 anos
8) Hernán Crespo - São Paulo - 50 anos
9) Roger Machado -Internacional - 50 anos
10) Cláudio Tencati - Juventude - 51 anos
11) Fábio Carille - Vitória - 51 anos
12) Leo Condé - Ceará - 51 anos
13) Fernando Diniz - Vasco - 51 anos
14) Rogério Ceni - Bahia - 52 anos
15) Cléber Xavier - Santos - 61 anos
16) Renato Gaúcho - Fluminense - 62 anos
17) Cuca - Atlético-MG - 62 anos
18) Mano Menezes - Grêmio - 63 anos
19) Dorival Júnior - Corinthians - 63 anos
*O Fortaleza ainda não definiu o seu treinador
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.