PUBLICIDADE

Seleção feminina de basquete perde do Canadá e disputará 3º lugar da Copa América

Equipe comandada por José Neto fez jogo duro contra as atuais bicampeãs da competição e perde pelo placar de 66 a 58

28 set 2019 - 22h14
Compartilhar
Exibir comentários

A seleção brasileira feminina de basquete vai disputar o terceiro lugar da Copa América, que está sendo realizada em San Juan, capital de Porto Rico. Neste sábado, pelas semifinais da competição continental, o Brasil foi superado pelo Canadá por 66 a 58 (26 a 28 no primeiro tempo), em confronto equilibrado e emocionante, realizado no ginásio Coliseo Roberto Clemente.

Atual bicampeão, o Canadá chegou invicto às semifinais depois da fase de classificação. O Brasil, que não conquista o título desde 2011, tinha como missão dar mais um passo em seu processo de reconstrução no cenário mundial. Por pouco não conseguiu. Lutará pelo terceiro lugar neste domingo.

Seleção brasileira feminina de basquete fez jogo duro contra o Canadá na semifinal da Copa América, mas foi eliminada e disputará o 3º lugar
Seleção brasileira feminina de basquete fez jogo duro contra o Canadá na semifinal da Copa América, mas foi eliminada e disputará o 3º lugar
Foto: FIBA/Divulgação / Estadão

O primeiro tempo foi marcado pelo excelente desempenho defensivo do Brasil, dentro do que foi solicitado pelo técnico José Neto, com muita variação. Fato este que levou a equipe canadense a cometer alguns erros e deu a chance de as brasileiras assumirem o comando do marcador no final do segundo quarto, mesmo não sendo tão efetivo ofensivamente - 15 a 11 (primeiro período) e 11 a 17 (segundo).

Na volta do intervalo, o equilíbrio e a emoção prevaleceram, com as duas equipes rendendo o mesmo no ataque e na defesa (17 a 17). Nos 10 minutos finais, o duelo seguiu acirrado e emocionante até os últimos instantes, quando o Canadá conseguiu desgarrar no marcador e o Brasil não teve força para reagir, pois o aproveitamento ofensivo seguiu baixo (23 a 13).

Damiris, com 16 pontos, cresceu durante a partida e saiu de quadra como a cestinha brasileira. Clarissa, com 14 pontos e sete rebotes, e Érika, com oito pontos e nove rebotes, foram outros destaques da partida. Pelo Canadá, Shay Colley brilhou com 23 pontos.

Mesmo com a queda nas semifinais, a seleção brasileira já se garantiu no Pré-Olímpico das Américas, que terá dois grupos de quatro equipes e apenas os dois primeiros de cada lado se classificam para o qualificatório intercontinental com outras 12 seleções, sendo seis da Europa, quatro da Ásia/Oceania e duas da África.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade