Com "tripla nacionalidade", Splitter avisa: filho vai jogar pelo Brasil
- Luís Gustavo Schlindwein
- Direto de São Paulo
Filho de um brasileiro e uma espanhola, nascido nos Estados Unidos. Este é Benjamin, o bebê recém-nascido de Tiago Splitter, da Seleção masculina de basquete. Mesmo tendo três possibilidades de nacionalidade, o pai já definiu quem ele vai representar, caso entre para o esporte: "se ele virar atleta vai jogar pelo Brasil".
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres
Splitter, que estava nos Estados Unidos acompanhando o nascimento do seu filho, Benjamin, fez o primeiro treino tático com a Seleção Brasileira nesta quarta-feira, no Núcleo de Alto Rendimento (NAR) do Pão de Açúcar, em São Paulo.
Entre os dias 26 e 28 de junho o Brasil disputa o torneio Eletrobrás de Basquete, também conhecido como São Carlos Super Four, contra Grécia, Nova Zelândia e Nigéria, e depois retorna à São Paulo para continuar a preparação para os Jogos de Londres.
Distante do filho, Splitter usa a tecnologia para matar a saudades do pequeno. Ele instalou uma webcam sobre o berço da criança e, assim, pode vê-lo todos os dias, mesmo estando em outro continente. "Hoje a tecnologia ajuda, tem internet e Skype, então dá pra matar a saudades", disse.
Benjamin e a sua mãe, Amaia, ficaram em San Antonio, onde Splitter vive e atua pelos Spurs, na NBA. Totalmente focado na Seleção, o pivô fica tranquilo em saber que seu filho está bem cuidado, mas se preocupa com o aprendizado e a cultura do bebê: "já até procurei uns livros sobre como ensinar três idiomas. E pretendo trazer meu filho para o Brasil, sim, mas por enquanto ele nem tem passaporte".
Tiago Splitter ainda comentou a boa amizade que fez com o argentino Luis Scola, ala/pivô que joga no Houston Rockets, que deve se tornar padrinho de Benjamin. Quando perguntado pelo Terra sobre este apadrinhamento e a proximidade com o rival, o pivô sorriu e respondeu: "tenho uma grande amizade com o Scola. Ele foi para San Antonio acompanhar algumas partidas dos Spurs, fizemos churrasco na minha casa. Mas quando entra na quadra, isso acaba. Vocês vão ver lá em Londres".
Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.