PUBLICIDADE

Basquete

Brasil é eliminado da Copa do Mundo de basquete pela Letônia e perde vaga olímpica

Seleção precisava vencer para avançar às quartas de final da competição e ficar entre as melhores das américas, mas é superada por 104 a 84 após segunda metade ruim

3 set 2023 - 09h09
(atualizado às 15h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A seleção brasileira foi eliminada da Copa do Mundo de basquete na manhã deste domingo, 3, ao perder por 104 a 84 para a Letônia, em Jacarta, na Indonésia. Com o Grupo L da segunda fase embolado, os times entraram em quadra para uma espécie de "mata-mata" e, quem vencesse avançaria às quartas de final. Após um jogo muito parelho no primeiro tempo, o Brasil se perdeu em quadra na metade final e viu o rival sobrar em quadra, ficando rapidamente em desvantagem por 20 pontos. Mais tarde, viu o Canadá bater a Espanha e tirar a vaga direta do País às próximas Olimpíadas.

Com a vitória, a Letônia, estreante na competição, avançou às quartas de final em segundo lugar, já que os norte-americanos ficaram com a primeira vaga da chave graças ao triunfo sobre os europeus. Os classificados do Grupo L pegarão agora Alemanha e Eslovênia em jogo único nas quartas, na abertura do mata-mata. Para o Brasil carimbar o passaporte para os Jogos de Paris-2024, precisava estar entre os dois melhores times das américas no torneio. Como esses postos ficaram com Estados Unidos e Canadá, a seleção terá que disputar o pré-olímpico.

Outro postulante à vaga era Porto Rico, que perdeu para a Itália nesta madrugada e terminou a Copa do Mundo abaixo do Brasil.

A Letônia começou a partida tomando a dianteira, mas os brasileiros acompanharam de perto. Yago cometeu duas faltas e deu lugar a Marcelo Huertas logo nas primeiras movimentações. O Brasil chegou a passar ligeiramente a frente, mas o primeiro quarto terminou 22 a 20 para a Letônia. O equilíbrio seguiu, Lucas Dias liderava a seleção no ataque, enquanto Grazulis era o maior pontuador pela Letônia, que terminou o primeiro tempo com três pontos à frente.

A situação do Brasil desandou no terceiro quarto, assim como foi contra o Canadá, mas desta vez não houve recuperação. Após muito equilíbrio, o país europeu fez uma parcial de 36 a 21, abrindo 18 pontos de vantagem. Bertains comandou as ações de ataque letãs e bagunçou a defesa brasileira. Desesperado pela situação, a seleção se perdeu em quadra na última parte da partida e, nos quatro minutos finais, diminuiu o ritmo para a vantagem letã não aumentar ainda mais.

O Brasil se despede da Copa do Mundo com três vitórias (contra Irã, Costa do Marfim e Canadá) e duas derrotas (para Espanha e Letônia). Sem o craque Raulzinho, que sofreu uma grave lesão no joelho logo na primeira partida do Mundial, o time que entrou em quadra neste domingo foi o quinteto titular formado por Yago, Georginho, Léo Meindl, Tim Soares e Bruno Caboclo.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade