Bagnaia assume liderança da MotoGP a 2 provas do fim
Italiano ultrapassou Fabio Quartararo na classificação
Faltando apenas duas provas para o fim da temporada, o mundial de MotoGP tem um novo líder.
O italiano Francesco Bagnaia, da Ducati, terminou em terceiro no Grande Prêmio da Austrália, em Phillip Island, neste domingo (16), e, aproveitando-se da queda de Fabio Quartararo (Yamaha), ultrapassou o francês na classificação.
A corrida foi vencida pelo espanhol Álex Rins (Suzuki), enquanto o segundo lugar coube a seu conterrâneo Marc Márquez (Honda). Antes do GP da Austrália, Bagnaia estava dois pontos atrás de Quartararo no campeonato, mas agora ele aparece 14 à frente (233 a 219).
Com essa vantagem, o italiano conquistará seu primeiro título mesmo se terminar os GPs da Malásia, em 23 de outubro, e de Valência, em 6 de novembro, em segundo lugar - a Itália não chega ao topo da MotoGP desde 2009, com Valentino Rossi.
"Tive algumas dificuldades, tentei fazer algumas ultrapassagens e depois vi que Fabio estava fora", contou Bagnaia após a prova. "Estou contente, estou na liderança do campeonato, e está ótimo assim", acrescentou.
Com seis vitórias em 2022, o italiano entra na reta final de temporada como favorito, uma vez que Quartararo, atual campeão da MotoGP, não vence uma corrida desde o Grande Prêmio da Alemanha, em 19 de junho.