WEC: Robert Kubica crava pole position nos Hypercars e Ford faz dobradinha na LMGT3
Ferrari lidera entre os Hypercars com Kubica, enquanto Ford domina a LMGT3 em casa com dobradinha
WEC: Robert Kubica crava pole position nos Hypercars e Ford faz dobradinha na LMGT3
Robert Kubica conquistou a pole position da categoria Hypercar na etapa de Lone Star Le Mans do WEC. Com o tempo de 1min57s655, o polonês da Ferrari #83, que venceu a etapa dos Estados Unidos no ano passado, superou Giovinazzi, na AF Corse #51, e Jean-Eric Vergne, no Peugeot #93.
Na LMGT3, a Ford cravou uma dobradinha em casa, com Gianmmarco Levorato conquistando a pole position com o Mustang #88 e Ben Tuck, no Mustang #77, garantindo o segundo lugar, Sean Gelael completou o TOP 3.
Os brasileiros Augusto Farfus, na BMW #31, e Eduardo Barrichello, no Aston Martin #10, largam em P9 e P16, respectivamente.
Neste domingo (7), a corrida de Lone Star Le Mans tem largada programada para as 15h, horário de Brasília.
Confira como foi a classificação da LMGT3:
A sessão começou embaixo de uma chuva fina, em contraste com o forte calor que marcou os primeiros dias da etapa em Austin. Conforme as condições de pista evoluíam, os tempos melhoraram rapidamente, com o Lexus #87 a três minutos do final da primeira etapa da classificação.
Ian James, piloto bronze do Aston Martin #27 da The Heart of Racing, foi o primeiro a baixar da casa de 2min19s, registrando 2min18s190. Faltando pouco para o encerramento, uma rodada do Lexus #78 da Akkodis causou uma rápida bandeira amarela.
A BMW confirmou o bom momento com o BoP, colocando seus dois carros no topo da tabela — incluindo o #31 de Augusto Farfus.
Garantiram vaga na hyperpole as duas McLarens (#59 e #95), os dois Ford Mustang (#77 e #88), o Lexus #78, o Aston Martin #27, o Corvette #33 e a Mercedes #60. Já o Aston Martin #10, da equipe de Eduardo Barrichello, ficou fora da decisão.
A hyperpole sofreu atraso devido à investigação sobre o carro #87 da Akkodis, que teria recebido a bandeirada duas vezes e melhorado o tempo em uma volta já encerrada. Com isso, o carro foi excluído e substituído pelo Ford #88.
A chuva apertou durante a hyperpole, exigindo adaptação imediata dos pilotos. Ben Tuck assumiu a liderança com o Mustang #77 a três minutos do fim. No apagar das luzes, Gianmmarco Levorato, com o Mustang #88, garantiu a pole position. Tucker ficou com a segunda colocação, enquanto Sean Gelael fechou o top 3 com a McLaren.
Augusto Farfus e Eduardo Barrichello largam em P9 e P16, respectivamente.
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) September 6, 2025
Confira como foi a classificação dos Hypercars:
A primeira parte da sessão classificatória começou sob condições críticas de chuva, com todos os carros saindo para a pista juntos e se adaptando ao traçado molhado. O Ferrari #51 foi o primeiro a marcar tempo (2min15s319).
Faltando três minutos para o fim da sessão e com os carros já adaptados às condições de pista, os tempos começaram a diminuir e as Ferraris assumiram a ponta, com Nilsen no carro #50 e Kubica, na Ferrari de fábrica #83, na segunda posição.
Garantiram vaga na hyperpole dos Hypercars os três carros da Ferrari (#83, #50 e #51), ambos os carros da Porsche (#99 e #6), o BMW #15, o Alpine #35, o Aston Martin #009, o Peugeot #93 e o Toyota #8.
A hyperpole começou com o chuvisco dando uma trégua e com o menor tempo marcado por Giovinazzi no carro #51, faltando três minutos para o fim da sessão.
A poucos instantes da bandeirada, Dries Vanthoor saiu do traçado, causando uma bandeira amarela que encerrou a classificação com Robert Kubica, no Ferrari #83, com a pole position, seguido por Giovinazzi no carro #51 em P2 e, conquistando sua melhor posição de largada, Jean-Eric Vergne, no Peugeot #93, em P3.
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) September 6, 2025