Valentino Rossi vence as 8h de Indianápolis com BMW WRT #46
Junto de Charles Weerts e Kelvin van der Linde, o trio vence prova interrompida por chuva e raios; Van Der Linde leva título do IGTC 2025.
O trio Valentino Rossi, Charles Weerts e Kelvin van der Linde venceu a sexta edição das 8 Horas de Indianápolis com a BMW #46 da Team WRT. O resultado marcou a terceira vitória consecutiva da equipe e da montadora na prova. Com isso, Kelvin van der Linde conquista o título do Intercontinental GT Challenge 2025, superando Raffaele Marciello, também piloto da BMW.
O sul-africano também é o primeiro piloto a vencer os campeonatos gerais do IGTC e do GT World Challenge Europe no mesmo ano. Rossi, por sua vez, tornou-se o primeiro a vencer em Indianápolis nas configurações de duas e quatro rodas.
Veja como foi a corrida:
Com começo às 13 horas (horário de Brasília), a corrida foi marcada pela chuva intensa e descargas elétricas enquanto restava 4 horas para o final, que forçaram a interrupção da prova com bandeira vermelha por 2 horas e 25 minutos.
After four hours we have our first full course yellow of the race, and it's for lightning in the area and may well lead to a red flag.
This is a North American rule, nicely explained by our resident commentators.
📺 https://t.co/YSGTfV2wRr#indy8h 🧱 pic.twitter.com/5ifVj6M7oF
— Intercontinental GT Challenge (@IntercontGTC) October 18, 2025
LOOK! Cars... What a wonderful sight!
Conditions are tricky, but we're up and running again.
📺 https://t.co/YSGTfV2wRr#Indy8h 🧱 pic.twitter.com/6nl7eypQaX
— Intercontinental GT Challenge (@IntercontGTC) October 18, 2025
Após a pausa, a prova retomou com 90 minutos restantes, sob safety car. A chuva intensificou, levando a mais 50 minutos de bandeira amarela. Durante esse período, van der Linde levou o #46 BMW aos boxes para reiniciar sua contagem de tempo, enquanto o #777 BMW de Augusto Farfus fez o mesmo na volta seguinte.
Isso colocou van der Linde à frente na ordem de corrida antes da bandeira verde, que veio com 40 minutos restantes, mas durou apenas duas voltas devido a uma falha na caixa de câmbio do #80 Lone Star Racing Mercedes-AMG.
A prova não foi reiniciada por questões de segurança, e o #46 WRT BMW cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido pelo #888 Team GMR Mercedes-AMG GT3 EVO (Tom Kalender, Luca Stolz e Maro Engel) em segundo e o #777 WRT BMW (Marciello, Augusto Farfus e Al Faisal Al Zubair) em terceiro.
Sadly, the weather meant we never got the showdown we all wanted, but we do get a historic champion and a historic win.
Kelvin van der Linde is the 2025 IGTC champion, and Valentino Rossi is a winner at Indy on two and four wheels!
📺 https://t.co/YSGTfV2wRr#Indy8h 🧱 pic.twitter.com/kKODaiolQB
— Intercontinental GT Challenge (@IntercontGTC) October 19, 2025
O #99 Random Vandals Racing BMW (Kenton Koch, Connor De Phillippi e Conor Daly) terminou em quarto, garantindo a Koch e De Phillippi o título da classe Pro do GT World Challenge America.
Na classe Pro-Am, o #21 Blattner Company by Herberth Motorsport Porsche (Dustin Blattner, Alfred Renauer e Dennis Marschall) venceu, seguido pelo #10 Wright Motorsports Porsche e o #29 Turner Motorsport BMW, que garantiu a Justin Rothberg e Robby Foley o título da classe Pro-Am do GT World America.
Na classe Am, o #163 AF Corse Ferrari 296 GT3 (Jay Schreibman, Oswaldo Negri Jnr e Conrad Grunewald) venceu e conquistou o título, superando o #6 Dollahite Racing Ford Mustang GT3, que enfrentou problemas no pit stop.
Quatro carros não completaram a prova: #80 Lone Star Racing Mercedes-AMG, #61 Earl Bamber Motorsport Porsche, #51 Random Vandals Racing BMW e #120 Wright Motorsports Porsche.
Apesar das interrupções, a corrida distribuiu pontos completos para os campeonatos IGTC e GT World Challenge America.