PUBLICIDADE

Terranova quebra jejum de seis anos e volta a vencer especial do Dakar nos carros

A última vez que Orlando Terranova triunfou em uma especial do Dakar foi em 2015, quando a prova ainda era disputada na América do Sul. Na classificação geral, Nasser Al-Attiyah ampliou sua vantagem na frente

7 jan 2022 - 09h35
Compartilhar
Exibir comentários
Orlando Terranova quebrou o jejum de seis anos sem vitória no Dakar
Orlando Terranova quebrou o jejum de seis anos sem vitória no Dakar
Foto: BRX / Grande Prêmio

ASTON MARTIN AINDA SE COMPORTA COMO UMA DAS EQUIPES DO FUTURO NA F1

6ª etapa - Riad - Riad

Deslocamento: 216 km

Trecho de especial: 404 km

Percurso total: 620 km

Se é verdade que Nasser Al-Attiyah segue nadando de braçada rumo ao seu quarto título, a disputa do Rali Dakar 2022 nos carros segue bastante diversa em termos de vencedores de especiais. Nesta sexta-feira (7), dia da sexta etapa da disputa do maior rali do mundo, a prova viu o quinto vencedor diferente nesta edição. Desta vez, o triunfo ficou com o argentino Orlando Terranova, da Bahrain Raid Xtreme. Ao lado do navegador espanhol Daniel Oliveras Carreras, o veterano levou o protótipo 4×4 da Prodrive, movido a combustível sustentável, ao triunfo na especial disputada em laço na capital da Arábia Saudita, Riad.

Foi uma especial com um top-5 completamente improvável quando se leva em conta o que foi o Dakar 2022 até agora na disputa dos carros. A dupla segunda colocada da etapa, por exemplo, foi da Audi, formada por Mattias Ekström e Emil Bergkvist, que terminaram a apenas 1min06s do tempo de Terranova e Oliveras. A tripulação ibero-argentina fechou a disputa com 3h06min45s de tempo total da especial.

Daniel Oliveras comemora com Orly Terranova a vitória na sexta especial do Dakar (Foto: BRX)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Piloto da casa, o saudita Yazeed Al Rajhi, com o Toyota Hilux preparado pela belga Overdrive, fez uma boa especial e finalizou em terceiro ao lado do navegador britânico Michael Orr. Já a dupla sul-africana formada pelo piloto Brian Baragwanath e o navegador Leonard Cremer, a bordo do buggy da Century, concluiu a disputa em quarto, com 3min06s de atraso para os líderes.

O top-5 foi completado por outro protótipo da Prodrive/Bahrain Raid Xtreme: do veterano e campeão Nani Roma, que forma dupla com o compatriota Alex Haro Bravo.

Para Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, a sexta-feira foi não apenas de administrar a vantagem, mas de ampliá-la, mesmo terminando em décimo na segunda especial seguida em Riad. Com 6min53s atrás de Terranova e Oliveras, a dupla do Toyota Hilux da equipe de fábrica da marca japonesa segue bem na frente na classificação geral.

O ponto é que Sébastien Loeb, perseguidor outrora mais próximo de Nasser na classificação geral, enfrentou uma jornada complicada nesta sexta-feira e perdeu minutos preciosos depois de um problema de navegação ao se perder na rota principal. Ao lado do navegador belga Fabian Lurquin, o lendário piloto francês terminou com 21min31s de atraso para Terranova e em 31º na classificação da especial.

Destaque também para a dupla brasileira do Dakar 2022 nos carros, formada por Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, que terminaram o dia em 13º na especial a bordo do buggy da Century.

Detalhe curioso: como num circuito fechado, vários pilotos chegaram muito próximos à zona de meta. Loeb, Henk Lategan, Al-Attiyah, Giniel de Villiers, Kuba Przygonski e Mathieu Serradori passaram muito próximos.

Carlos Sainz e Stéphane Peterhansel viveram outro dia complicado nesta estreia da Audi com o protótipo híbrido elétrico RS Q etron. 'El Matador' teve outro problema com o amortecedor e também na roda, o que acarretou em perda de 40 minutos e o fez terminar só em 42º na etapa. Já o Monsieur Dakar fechou a disputa logo atrás, em 43º.

Em termos de classificação geral, no entanto, o dia foi bem ruim para Loeb, que caiu para terceiro e foi superado por Yazeed Al Rajhi, novo vice-líder da competição, agora com atraso de 48min54s para Al-Attiyah, enquanto o francês está 50min25s do catariano.

Lúcio Álvarez, que corre com Toyota Hilux preparado pela Overdriver ao lado do navegador Armand Monleón, foi outro que viveu um dia ruim e completou a especial apenas em 33º. Desta forma, o argentino caiu para quarto na classificação geral depois de ter sido outro a ser superado por Al Rajhi.

Depois dos sete primeiros dias de disputa, o Dakar 2022 faz um dia de descanso neste sábado e volta a acelerar no domingo, quando inicia a segunda parte da prova. A edição deste ano do maior rali do mundo vai se encerrar na próxima sexta-feira na cidade palco da largada e também do GP da Arábia Saudita de F1: Jedá.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade