Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é Roberval Andrade, piloto da Truck preso pela PF na Operação Agusta

Paulista é tricampeão da categoria e está sendo investigado por lavagem de dinheiro e corrupção; defesa ainda não se manifestou

26 jun 2025 - 17h07
(atualizado em 26/6/2025 às 09h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O piloto de Fórmula Truck Roberval Andrade, de 54 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira, investigado por lavagem de dinheiro e corrupção. A detenção ocorreu durante a Operação Agusta, realizada pela Polícia Federal em parceria com Ministério Público de São Paulo. A investigação apura um esquema de corrupção e vazamento de informações sigilosas envolvendo agentes públicos. O Estadão tenta contato com a defesa do piloto, que ainda não se manifestou.

Roberval é um nome de destaque na categoria, sendo bicampeão da Fórmula Truck e campeão da Copa Truck, além de ter sido reconhecido como "Equipe Campeã 2022". Atualmente em sua 25ª temporada, ele integra a AGS MotoSport, equipe oficial da Mercedes-Benz.

"A ASG Motorsport tomou conhecimento, pela imprensa, da prisão do piloto da equipe Roberval Andrade, no contexto de uma operação policial. A Diretoria e o Conselho Gestor Administrativo, preocupados com o compromisso inegociável com a integridade, a ética e a transparência em todas as nossas relações institucionais, estão agindo de forma incessante para a obtenção de maiores informações, inclusive para divulgação aos seus parceiros", comunicou a ASG Motorsport.

Roberval de Andrade, piloto de Fórmula Truck preso na Operação Agusta.
Roberval de Andrade, piloto de Fórmula Truck preso na Operação Agusta.
Foto: @robervalandrade15 via Instagram / Estadão

A ASG Motorsport se colocou à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e reforçou que Roberval sempre teve uma conduta profissional e que acredita na inocência do piloto.

"Reforçamos que o piloto, nas suas obrigações com a equipe até hoje, sempre teve uma conduta profissional, e que acreditamos no princípio da inocência que comunga em favor de todo cidadão brasileiro, e iremos aguardar o desdobramento das investigações para tomar as medidas legais necessárias", concluiu a ASG.

A Mercedes-Benz, por sua vez, pediu o afastamento do piloto. "A Mercedes-Benz do Brasil, na condição de patrocinadora da equipe ASG Motor Sport, da Copa Truck, e de acordo com as suas regras de compliance, exigiu o afastamento do piloto Roberval Andrade até o final das investigações da Polícia Federal", ccc

Natural de São Paulo, conquistou seu primeiro título em 2002 e o segundo em 2010, ambos pela RVR Corinthians Motorsport. Em 2018, venceu a Copa Truck com a equipe Scania. Já em 2005, ficou com o vice-campeonato.

Ativo nas redes sociais, Roberval tem 39 mil seguidores e costuma compartilhar sua rotina de treinos e as competições em que participa. Há uma semana, publicou sobre seu desempenho em duas corridas disputadas no Autódromo Internacional de Tarumã, no Rio Grande do Sul.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade