Piloto de Fórmula 1 recebe ameaças de morte
Pressão nas redes após disputa com Norris leva Mercedes, Red Bull e FIA a se posicionarem após Jovem piloto virar alvo de ameaças
Às vésperas da decisão do título da Fórmula 1, o pós-GP do Catar foi marcado por um episódio lamentável. O jovem piloto da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, de 18 anos, tornou-se alvo de ataques abusivos e até ameaças de morte após ser ultrapassado por Lando Norris, líder do campeonato, durante a disputa pela quarta posição.
Depois da corrida, declarações do engenheiro de pista de Max Verstappen, Gianpiero Lambiase, e do consultor da Red Bull, Helmut Marko, circularam nas redes, os dois criticaram Antonelli e insinuaram que o italiano teria cometido o erro de forma proposital para beneficiar Norris. O chefe da Mercedes, Toto Wolff, rebateu de imediato, afirmando que tais declarações eram absurdas e defendendo que o piloto, que está em sua temporada de estreia, não teve qualquer intenção de interferir no campeonato.
A repercussão foi extremamente negativa, de acordo com o The Guardian e o site The Race, Antonelli recebeu mais de 1.100 comentários com ofensas, incluindo ameaças de morte, a pressão teve proporções grandes que levaram o piloto a remover sua foto de perfil das redes sociais.
Nesta segunda-feira (1º), a Red Bull divulgou um comunicado lamentando o acontecimento e negando qualquer interpretação de que Antonelli tenha errado de forma proposital.
"Os comentários feitos antes do final e imediatamente após o GP do Catar, sugerindo que o piloto da Mercedes, Kimi Antonelli, permitiu deliberadamente que Lando Norris o ultrapassasse, estão claramente incorretos.
As imagens da repetição mostram Antonelli perdendo momentaneamente o controle do carro, permitindo assim que Norris o ultrapassasse.
Lamentamos sinceramente que isso tenha levado Kimi a receber ofensas online."
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) também se manifestou, prestando apoio ao piloto e condenando os ataques que ele sofreu nas redes.
"A FIA, juntamente com a campanha United Against Online Abuse, condena abusos e assédio em qualquer forma. É absolutamente fundamental que todos que atuam em nosso esporte possam fazê-lo em um ambiente seguro e respeitoso.
Nós apoiamos Kimi Antonelli e incentivamos a comunidade mais ampla, online e offline, a tratar pilotos, equipes, oficiais e todo o ecossistema esportivo com o respeito e a compaixão que eles merecem."
Na penúltima volta do GP do Catar, no domingo (30), Antonelli cometeu um erro que acabou resultando na ultrapassagem de Norris, fazendo com que o britânico subisse de quinto para quarto lugar. O resultado diminuiu o prejuízo que Norris teria na corrida, com a conquista dos 12 pontos, ele agora precisa apenas de um pódio para conquistar o título mundial.
Caso Norris tivesse terminado em quinto, ele iniciaria o GP de Abu Dhabi precisando terminar em segundo, em caso de vitória do Verstappen. A diferença atual entre os dois é de 12 pontos, e o piloto da Red Bull depende apenas de um erro estratégico da McLaren ou de desempenho abaixo do esperado do britânico.
A McLaren, que vinha em uma boa posição para buscar um duplo pódio com Piastri e Norris, acabou se prejudicando ao tomar a decisão de não parar seus pilotos na oitava volta, quando o safety car foi acionado após o acidente de Hulkenberg, o que acabou prejudicando a corrida de ambos os pilotos.