Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Marc Márquez está arrasando na MotoGP, mas há um elefante na sala sobre o qual ninguém fala: as corridas estão cada vez mais lentas

Apesar de não ter havido mudanças nos pneus ou no regulamento, a MotoGP está ficando cada vez mais lenta. Se Pecco Bagnaia tivesse registrado seus tempos de 2024, teria vencido as últimas quatro corridas

22 ago 2025 - 11h15
(atualizado em 22/8/2025 às 15h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Muitos afirmavam que quando Marc Márquez subisse em uma Ducati oficial, ele arrasaria na MotoGP, e é difícil negar que é exatamente isso que está acontecendo. Márquez está passando praticamente sem oposição, mas há um dado que não fecha completamente: Márquez não está sendo mais rápido do que Pecco Bagnaia e Jorge Martín foram no ano passado.

Sem que tenham havido mudanças nos pneus ou na regulamentação técnica, o fato de que uma ou duas corridas específicas fossem mais lentas do que as do ano anterior poderia ser atribuído às condições ambientais ou da pista. O problema é que isso parece estar sendo algo geral, cada vez mais acentuado, e não tem uma explicação fácil.

Se Bagnaia tivesse registrado seus tempos de 2024, ele teria vencido as últimas quatro corridas

Era de se esperar que, em algum momento, as MotoGP aerodinâmicas deixassem de ficar cada vez mais rápidas e esbarrassem em um muro que não as deixasse progredir mais, mas o que ninguém podia esperar era que viveríamos uma involução. Em 2025, isso está acontecendo, especialmente com a Ducati: Márquez não está superando o Bagnaia de 2024.

"Eu pretendia correr mais lento, mas Marco Bezzecchi me forçou a acelerar", disse Márquez após vencer mais uma corrida na Áustria. Uma declaração surpreendente por algo muito curioso: o tempo de Márquez como vencedor foi de 42:11.006, quase idêntico aos 42:11.173 que Bagnaia registrou para vencer no Red Bull Ring na temporada passada.

A primeira pergunta óbvia é: por que, se no ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Em 2017, quatro australianos revolucionaram os videogames; "Silksong" e sua fórmula da Coca-Cola prometem fazer isso de novo.

A SpaceX está prestes a ter mais dinheiro que a NASA; a isenção de impostos é parte do motivo

A China já tem pronto seu próximo tanque de nova geração: um blindado carregado de tecnologia

Carros autônomos prometiam nos livrar da necessidade de prestar atenção neles; até agora, eles só conseguem fazer isso a cada 9 minutos

A Ucrânia entrou em uma fase tão descontrolada que seus próprios drones estão se abatendo entre si

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade