Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Iron Dames confirma saída do WEC

Após redução do programa, a equipe 100% feminina confirmou nesta quinta-feira que deixará a categoria.

27 nov 2025 - 14h27
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Paulo Abreu / Parabólica

Os rumores sobre a possível saída da Iron Dames do Campeonato Mundial de Endurance vinham ganhando força nos bastidores havia alguns meses. Nesta quinta-feira (27), a equipe confirmou oficialmente, por meio de suas redes sociais, o encerramento do projeto no WEC. 

A Iron Dames havia retornado à Porsche como montadora após encerrrar a parceria anterior com a Lamborghini, passando a operar o programa em colaboração com a Manthey Racing. No entanto, a continuidade do projeto passou a gerar dúvidas devido às dificuldades financeiras da DC Racing Solutions, empresa que também gerencia a Iron Lynx e atua no programa da Prema na Indy. 

Durante o ano, a equipe deixou de participar das etapas em que estava inscrita na IMSA, sinalizando uma retirada completa da categoria. Logo após o término da temporada, as pilotos da Michelin Le Mans Cup, Marta Garcia e Vanina Ickx, revelaram que não haviam planos definidos para 2026. Os rumores de crise ganharam força quando surgiram informações de que Deborah Mayer, fundadora do projeto, estaria se desfazendo de toda a sua coleção pessoal de carros esportivos. 

Foto: Paulo Abreu / Parabólica

A equipe afirmou que mesmo com fim de seu principal programa (WEC), o projeto Iron Dames deve continuar em 2026. Apesar disso, não o futuro de seus programas na Michelin Le Mans Cup e European Le Mans Series, ainda não foi divulgado. 

Em nota oficial, a equipe declarou:

"A Lista de Entrada da FIA WEC será revelada em breve, e quando for, você não verá uma entrada da Porsche sob a bandeira do Iron Dames”

“Sabemos que isso pode ser uma surpresa, e pode ser emocional para alguns de nossos fãs. Mas é uma mudança por design, que fortalece nossa visão de longo prazo. Este é o próximo passo em frente de um projeto orientado para o desempenho que nunca para de evoluir e redefinir a norma."

“Desde 2021 na FIA WEC, as Damas de Ferro estão no topo das corridas mundiais de resistência, provando que o talento não tem gênero, que a determinação move montanhas e que as mulheres pertencem ao maior palco do automobilismo. Como a única formação feminina por cinco temporadas, não apenas participamos, remodelamos a narrativa e deixamos uma marca cultural, com momentos inesquecíveis como a histórica vitória do Bahrein em 2023."

“A corrida é o nosso terreno, o nosso impulso e ainda uma das nossas fronteiras mais fortes, e sim, estaremos em muitas pistas de corrida em 2026, Dames e jovens talentos fortalecendo ainda mais o futuro do projeto. O espírito Iron Dames nunca viveu em apenas uma grade. Nossa jornada nos ensinou que ficar parado nunca é uma opção." 

“Nosso propósito vive no próximo passo, na missão de continuar escalando, continuar inspirando, continuar sonhando grande. O que começou na pista se tornou um movimento poderoso, que vai muito além do automobilismo, e você faz parte dele. Seu apoio alimenta tudo o que fazemos, hoje e amanhã. A história continua! Vamos mantê-lo informado.”

A Iron Dames surgiu com a proposta de ampliar o espaço das mulheres no automobilismo, reunindo uma equipe 100% feminina nas categorias de alto rendimento. A trajetória da projeto inclui conquistas históricas: sua primeira e única vitória no FIA World Endurance Championship (WEC) aconteceu nas 8 Horas do Bahrein de 2023, quando o trio feminino formado por Sarah Bovy, Michelle Gatting e Rahel Frey cruzou a linha de chegada em primeiro, fazendo da Iron Dames a primeira equipe exclusivamente feminina a vencer uma corrida no WEC. Já no European Le Mans Series (ELMS), a equipe também deixou sua marca: em 2022, conquistou sua primeira vitória na prova de Portimão, e repetiu o feito em 2025, na abertura da temporada em Barcelona.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade