IndyCar: Alex Palou vence em Laguna Seca e amplia vantagem no campeonato
O líder do campeonato conquista sua oitava vitória da temporada no GP de Monterey após fim de semana conturbado em Toronto
Após finalizar em décimo segundo lugar na etapa de Toronto devido a erro de estratégia, Alex Palou subiu ao lugar mais alto do pódio em Laguna Seca. Ele amplia sua vantagem no campeonato, tendo a possibilidade de ser campeão na próxima etapa. Já o vice-líder, Pato O’Ward, finalizou em 4º após largar da segunda posição.
Com esse resultado, Palou passa a integrar o grupo de pilotos que venceram mais de oito corridas em uma mesma temporada na história da Indy. Com a inclusão de Alex, são oito no total.
Confira como foi a corrida
Na primeira volta, os pilotos Rosenqvist e Simpson se envolveram em um acidente, causando o primeiro Safety Car da corrida. O carro número 60 conseguiu voltar para a pista após trocar o bico do carro, ficando a quatro voltas atrás do líder.
Jacob Abel também participou de um incidente no início da prova, o que abriu margem para os pilotos entrarem nos boxes para troca de pneus. Entre os 25 pilotos em pista, apenas Palou e Rosenqvist decidiram utilizar o composto duro na pista.
Um dos destaques da corrida foi Scott Dixon, que largou da 19º posição após uma qualificação ruim, mas escalou o pelotão e conseguiu finalizar em quinto lugar.
Desde a largada, Alex Palou abriu mais de 2 segundos de vantagem do segundo colocado – que inicialmente era o americano Colton Herta. Mesmo com as intervenções do Safety Car aproximando o grid, o piloto espanhol conseguiu repetidamente abrir vantagem dos demais.
Christian Lundgaard (McLaren) e Colton Herta (Andretti) foram os outros dois pilotos a subirem ao pódio, ocupando o segundo e terceiro lugar respectivamente.
O top 5 do GP de Monterey, em Laguna Seca ficou assim:
-
Alex Palou (#10)
-
Christian Lundgaard (#7)
-
Colton Herta (#26)
-
Pato O’Ward (#5)
-
Scott Dixon (#9)
Com mais três corridas para o final da temporada de 2025, a próxima etapa da IndyCar será no dia 10 de agosto, em Portland, Oregon.