Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Heitor Dall'Agnol, líder da F4 Brasil, fala sobre trajetória e futuro

Em exclusiva ao Parabólica, a promessa do automobilismo brasileiro, conta sobre desafios da carreira, o apoio familiar e planos de carreira.

11 dez 2025 - 12h22
Compartilhar
Exibir comentários
Heitor Dall'Agnol em Interlagos
Heitor Dall'Agnol em Interlagos
Foto: Gilmar Rose / Assessoria Heitor Dall'Agnol

Heitor Dall'Agnol, piloto de 16 anos e grande promessa da nova geração do automobilismo brasileiro, está na sua primeira temporada em monopostos, competindo na Fórmula 4 Brasil. Em sua estreia na categoria, o piloto impressionou ao conquistar quatro vitórias e assumir a liderança do campeonato. Em uma entrevista exclusiva ao Parabólica, Heitor compartilhou detalhes sobre sua trajetória, os desafios pessoais que enfrentou e suas expectativas para a carreira.

A carreira do piloto gaúcho começou cedo, aos 4 anos, com o apoio do pai. No entanto, devido aos regulamentos das competições, que só permitiam a inscrição federada a partir dos 6 anos, Heitor passou os primeiros 3 anos correndo de forma não oficial.

A família, que veio do Sul do Brasil, tomou uma decisão importante: mudar-se para o eixo São Paulo, onde os kartódromos de Aldeia da Serra e Granja Viana se tornaram essenciais para o crescimento da carreira de Heitor. Para viabilizar a mudança, viveram em um motor-home estacionado próximo aos kartódromos.

“'Mudamos toda a nossa vida para isso. Não foi fácil', completou o piloto. Meu pai teve um sonho, e ele me empurrou para seguir isso. Não tivemos muito apoio no começo, então passamos por dificuldades. Mudamos toda a nossa vida para isso. Não foi fácil.”

A transição para as competições de fórmula, embora exigente, foi facilitada pela base adquirida no kart. Heitor afirmou que a experiência tem sido divertida e que, a cada etapa, continua aprendendo, já que esta é sua primeira temporada na F4 Brasil.

Foto: Renato Mafra

Recentemente, Heitor teve a oportunidade de pilotar na Europa com a Palou Motorsport, equipe de Álex Palou, campeão da IndyCar. Durante os testes, Heitor experimentou um carro da categoria Eurocup-3, com o objetivo de se preparar para uma possível vaga na categoria.

Na temporada atual, Heitor se mostrou bastante focado, tanto no aspecto técnico quanto emocional. "Estou sabendo lidar melhor comigo mesmo, focando em ser mais calmo. Acho que o maior aprendizado deste ano foi fora da pista. A parte mental é tão importante quanto a técnica", refletiu.

Sua filosofia continua sendo a de não reclamar de fatores incontroláveis, o que tem sido uma lição importante para sua maturidade. "Eu tento focar no que posso controlar. Quando as coisas não saem como o esperado, a gente precisa aprender com isso, sem ficar reclamando. É uma questão de maturidade", explicou.

Heitor Dall'Agnol segue com uma vantagem matemática no campeonato, além de ter dois descartes à disposição, o que lhe dá certo conforto na luta pelo título. Além disso, ele comentou sobre as suas expectativas para a próxima etapa em Interlagos, pista onde tem boas referências. "Já temos boas referências da pista, o que é positivo. Nosso foco agora é melhorar o trabalho que fizemos na primeira etapa e buscar o campeonato", disse o piloto.

Sobre a Superlicença, Heitor comentou que, apesar de não ser uma preocupação imediata, ele sabe que ela pode ser um obstáculo no futuro, caso queira seguir na Fórmula 1. "Ainda não é uma prioridade, mas é algo que tenho em mente. Se chegar a hora de tentar a Fórmula 1, pode ser um desafio."

A Eurocup-3 é um dos principais objetivos do piloto, que planeja evoluir na Europa e dar mais um passo importante em sua carreira. Apesar de seu objetivo no cenário europeu, Heitor se mostrou aberto a novas oportunidades no Brasil, um mercado que sempre será importante para ele.

Enquanto as negociações para 2025 seguem nos bastidores, o piloto mantém os pés no chão e o foco na pista. O título da F4 Brasil seria o cartão de visitas ideal para qualquer negociação internacional, provando que ele tem a velocidade e a constância necessárias para voos mais altos. Com maturidade de veterano e talento de sobra, Heitor Dall'Agnol chega à reta final do campeonato pronto para transformar o sonho de infância em sua primeira grande conquista profissional.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade