GP da Áustria: Bortoleto faz primeiros pontos e Verstappen é um desastre
Gabriel Bortoleto conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1 ao terminar em P8 no GP da Áustria, enquanto Max Verstappen teve um fim de semana desastroso, abandonando na primeira volta após um incidente com Kimi Antonelli.
Gabriel Bortoleto marcou seus primeiros pontos na Fórmula 1, ao terminar o GP da Áustria em P8. Pilotando uma Sauber, que pode ser considerado um dos piores carros do grid, Bortoleto fez uma corrida de veterano, apesar de ser sua primeira temporada na categoria.
A estratégia, que vinha sendo falha nas últimas corridas, foi perfeita neste GP da Áustria, com isso, mesmo fazendo duas paradas para troca de pneus, o brasileiro conseguiu terminar em P8, conquistando seus primeiros quatro pontos, chegando a frente de Hulkenberg, seu companheiro de equipe, e sendo escolhido o piloto do dia, com 30% de preferência dos fãs que votaram, título mais que merecido, principalmente após o lindo pega com Fernando Alonso nas duas últimas voltas.
A título de curiosidade, o último brasileiro a pontuar na Fórmula 1 foi Felipe Massa, no GP de Abu Dhabi em 2017.
Já Max Verstappen teve um fim de semana desastroso na Áustria. Depois de completar 43 GPs seguidos, Verstappen abandonou na primeira volta do GP da Áustria, após ser vítima de uma atitude imprudente de Kimi Antonelli, piloto da Mercedes, que travou os pneus traseiros e mergulhou de forma desgovernada na curva, acertando em cheio a Red Bull de Verstappen.
Apesar de correr em casa, este não foi um bom final de semana para Max, que andou atrás das McLaren em todos os treinos livres e fez um dos piores qualys com sua Red Bull, largando em P7, atrás até de Liam Lawson, da Racing Bulls, equipe júnior da Red Bull. Vale dizer que Liam Lawson já foi o segundo piloto da Red Bull, sendo substituído por Yuki Tsunoda.
Foi impressionante ver a calma de Max Verstappen após a batida, chamando Antonelli de "idiota" pelo rádio, mas com muita calma, sem gritar com a equipe, como já fez por diversas vezes. Para quem já viu Verstappen ir tirar satisfação com Ocon, com discussão e empurrões, foi até estranho ver a calma com quem ele falou com Antonelli logo após a batida.
Será que Verstappen não está querendo confusão com seu possível futuro companheiro de equipe na Mercedes, como apontam os boatos do Paddock?
Assista ao vídeo com comentário de Charley Gima.
(*) Charley Gima é jornalista, produtor musical e criador do canal Fórmula FuteRock.