Aos 71 anos, brasileiro referência em franquias vira calouro em Harvard
Marcelo Cherto mostra que nunca é tarde para aprender
Marcelo Cherto, referência em franchising no Brasil, aos 71 anos, inicia curso em Harvard, provando que nunca é tarde para aprender e se reinventar.
Marcelo Cherto poderia se dar ao luxo de apenas celebrar uma carreira extraordinária. Fundador e presidente do Grupo Cherto — consultoria referência na estruturação de redes de negócios — ele também é um dos criadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF), autor de 12 livros, palestrante internacional, ex-professor da FGV, FIA-USP e ESPM-SP, e já escreveu mais de 3.500 artigos sobre franchising e canais de vendas. Mas, mesmo com um currículo tão robusto, Cherto decidiu que ainda não era hora de parar.
Aos 71 anos, ele embarcou em uma nova jornada: cursar “Leadership for Professional Service Firms”, em Harvard, uma das universidades mais prestigiadas do mundo. O presente veio do filho, mas o esforço é todo dele. Antes mesmo de embarcar, Marcelo recebeu mais de 200 páginas de conteúdo técnico em inglês com cases complexos, análises profundas e perguntas desafiadoras para estudar e responder no Brasil. “Estou aqui estudando como há muito não estudava”, disse, com bom humor.
A rotina do curso é intensa. As atividades começam às seis da manhã e só terminam por volta das dez da noite, com aulas, reuniões em grupo e discussões sobre os casos. “Eu vou ser o mais velho da turma, mais velho do que qualquer professor, mas estou convencido de que cachorro velho tem que aprender truque novo se quiser continuar relevante”, brinca.
O comentário sintetiza o espírito inquieto de quem sempre acreditou no poder da educação e, que agora, depois de décadas formando líderes, voltou a ser aluno. Marcelo Cherto não está apenas revisitando os bancos escolares, está provando, na prática, que a busca por conhecimento é permanente para quem quer continuar fazendo a diferença.
Mais do que um ícone do franchising, Marcelo é hoje símbolo de uma geração que se recusa a estacionar. Ele mostra que sucesso não é ponto de chegada, mas uma jornada contínua e que nunca é tarde para se reinventar.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.