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Ex-ajudante de serralheria hoje fatura R$ 7 milhões com franquia de limpeza

Após perder o pai na adolescência, ele enfrentou diversos desafios até fundar a Panda Clean

20 jun 2025 - 05h59
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Resumo
Matheus Bonfim superou desafios pessoais e profissionais para fundar a Panda Clean, uma rede de franquias de limpeza que faturou R$ 7 milhões em 2024 e está em expansão internacional.
Matheus Bonfim
Matheus Bonfim
Foto: Divulgação

Aos 16 anos, Matheus Bonfim perdeu o pai, um ex-policial assassinado em serviço. Com a mãe diagnosticada com câncer e o irmão mais novo para cuidar, precisou abandonar qualquer ideia de uma adolescência tranquila. “Minha mãe sentou eu e meu irmão na cama e disse: ‘A vida de vocês mudou. Agora vamos ter que nos reinventar’”, relembra.

Foi exatamente isso que ele fez. Ainda jovem, conseguiu emprego como ajudante em uma serralheria, onde aprendeu a operar máquinas, deu ideias para o dono e começou a se destacar. Mas um acidente mudou tudo: cortou o dedo em uma das máquinas e precisou passar por uma cirurgia delicada. “Ali minha cabeça virou. Decidi empreender, dar um jeito de mudar minha vida”, diz.

Aos poucos, Matheus começou a buscar formas de abrir o próprio negócio. Fez isso de diferentes formas, até identificar uma demanda crescente por serviços especializados de limpeza. Assim nasceu a Panda Clean, rede de franquias especializada em limpeza e impermeabilização de estofados, que faturou R$ 7 milhões em 2024.

O suco de laranja que virou negócio

De volta a São José do Rio Preto (SP) após um período em Araçatuba (SP), Matheus comprou uma máquina industrial de suco de laranja de um amigo. Pagou R$ 20 mil em 20 cheques. Mandou fabricar carrinhos temáticos e lançou uma operação de suco em garrafinhas por ambulantes.

A lógica era simples: o ambulante levava 50 sucos por dia e ganhava R$ 1 por unidade vendida. Matheus ficava com R$ 1 e o restante cobria os custos. Alguns vendedores batiam 400 sucos por dia.

“Teve dia que lucramos mais de R$ 3 mil. Reformamos o espaço, crescemos rápido, mas também sofremos com fiscalização. Quando ameaçamos regularizar, sugeriram que vendêssemos”, conta. Ele vendeu a operação para um empresário de Santa Catarina e multiplicou o investimento inicial em dez vezes.

Da vassoura ao gado

Com o dinheiro da venda, Matheus emprestou uma quantia a um conhecido que estava falindo. Ao ver que não conseguiria pagar, o colega entregou a loja de material de construção, do qual era dono, nas mãos de Matheus. Ele assumiu o ponto, investiu, mas acabou enfrentando a crise de 2016 e vendeu o negócio.

Então, uma ideia inusitada apareceu: vender vassoura caipira, feitas com palha natural. Descobriu a oportunidade em um sítio de um amigo, comprou um lote e vendeu quase metade no primeiro dia. Mapeou todas as lojas da cidade e, em pouco tempo, chegou a vender R$ 40 mil em vassouras.

“A vassoura sustentou minha família por dois anos. O fornecedor ficava no interior do Paraná. Só parei porque quem fazia as amarrações, geralmente pessoas de mais idade, começou a falecer e ficou difícil escalar.”

Em seguida, investiu na pecuária intensiva. Confinou gado em um projeto com irrigação e rotação de pastos. Triplicou o rebanho, lucrou, mas também viu o ciclo terminar. Foi então que a pandemia bateu à porta e, com ela, uma nova virada.

Nasce a Panda Clean

Matheus queria criar um negócio para a esposa, que pudesse ser tocado de casa. Teve a ideia de oferecer serviços de higienização e impermeabilização de estofados, algo que crescia com o aumento do tempo que as pessoas passavam em casa durante a pandemia.

A operação foi simples, mas certeira: um técnico para execução e sua esposa no comercial. Com ajuda de um especialista em marketing, criaram a marca Panda Clean, com identidade pensada para atrair o público feminino.

A primeira unidade operava em Americana (SP). Em poucos meses, o negócio se espalhou para outras cidades do interior, como Limeira (SP) e Piracicaba (SP). Em muitas delas, a Panda Clean faturava mais de R$ 100 mil mensais mesmo em municípios com menos de 200 mil habitantes.

A virada para franquia

Em 2023, Bruno Sgutt, sócio da LFB Franchising, holding das marcas La Fruta e La Brasa Burger, contratou a Panda Clean para um serviço em casa. Quando viu que a operação faturava R$ 2.500 em um dia e meio de trabalho, enxergou ali um modelo com enorme potencial de escala.

Foi assim que, em 2024, a Panda Clean deu o passo seguinte e se tornou franquia. Com investimento inicial de R$ 30 mil, o modelo foi pensado para se adaptar a diferentes perfis de empreendedores. Há opções para quem quer colocar a mão na massa, atuando tanto na execução quanto nas vendas, para quem prefere focar só na parte técnica com apoio de um time comercial, e também para o investidor que deseja apenas gerenciar o negócio com uma equipe contratada.

A estrutura é leve, sem ponto físico, e permite que o franqueado esteja pronto para operar após sete dias de treinamento e mais sete dias de implantação. Segundo Matheus, o ponto de equilíbrio costuma ser alcançado em cinco dias, e o payback médio é de apenas 66 dias.

Hoje, a Panda Clean está presente em mais de 70 cidades com operação ativa e atende em mais de 100 municípios. A marca também está em negociação para iniciar sua expansão internacional, começando por Portugal.

Ficha técnica Panda Clean

Investimento inicial: R$ 30 mil

Taxa de franquia: R$ 20 mil

Capital de giro: R$ 10 mil

Área média para instalação: não tem ponto físico

Tipo de negócio: serviços de limpeza

Ano de fundação: 2017

Ano de fundação do franchising: 2024

Número de funcionários: 2

Número de unidades próprias: 15

Royalties: um salário-mínimo

Taxa de publicidade: meio salário-mínimo

Faturamento médio mensal: R$ 15 mil

Lucro médio mensal: 50% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 4 a 6 meses

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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