PUBLICIDADE

Verstappen faz volta mágica e crava a pole em Mônaco na F1

Em classificação empolgante, atual campeão tira coelho da cartola no minuto final, supera Fernando Alonso e larga da pole no GP de Mônaco

27 mai 2023 - 12h59
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen dá show na classificação para o GP de Mônaco
Max Verstappen dá show na classificação para o GP de Mônaco
Foto: Red Bull Content Pool

Ninguém é bicampeão da Fórmula 1 à toa. Na classificação para o GP de Mônaco, dois pilotos mostraram isso. Max Verstappen, favorito do dia e campeão de 2021 e 2022, se viu em maus lençóis na briga pela pole após Fernando Alonso, o campeão de 2005 e 2006, fazer uma volta incrível no final da sessão.

Verstappen restou sozinho na pista já com o cronômetro zerado. Foi pior que Alonso no primeiro e segundo setores. No trecho final, veio raspando os muros do principado, pilotou como o leão estampado em seu capacete e marcou 1min11s365, apenas 0s084 melhor que Alonso. Mais uma entre as tantas poles da carreira do holandês, mas certamente uma das mais especiais.

A classificação de Mônaco foi mais que uma disputa particular entre Verstappen e Alonso. Os minutos finais foram marcados por uma troca constante de pilotos na primeira posição. Além de dos dois, Leclerc e Ocon também figuraram na pole provisória.

O destaque negativo foi Sergio Perez. Especialista em pistas de rua, o mexicano tinha em Mônaco uma boa chance de encostar em Verstappen no campeonato. Mas um erro e uma batida ainda no Q1 abreviaram sua participação na classificação e o relegaram ao último lugar do grid. Uma chance que não deve mais aparecer na temporada.

Perez destruiu a lateral do RB19 ainda no Q1
Perez destruiu a lateral do RB19 ainda no Q1
Foto: F1 / Reprodução

No fim das contas, a ordem dos 10 primeiros ficou definida com Max Verstappen, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Pierre Gasly, Geroge Russell, Yuki Tsunoda e Lando Norris.

Confira no detalhe como foi a classificação para o GP de Mônaco.

Perez bate sozinho no Q1

Ainda nos minutos iniciais da sessão, Sergio Perez errou na Saint Devote e deu de lado na barreira de pneus. O mexicano, vencedor do GP do ano passado desperdiça grande chance de encostar em Verstappen no campeonato. Uma chance que pode não acontecer mais...

O Q1 foi retomado com pouco mais de 10 minutos restantes. Conforme os tempos foram melhorando, Perez desceu na tabela até ficar com o último tempo.  No extremo oposto da lista de tempo, a outra Red Bull: Max Verstappen fez 1min12s386 e se garantiu com sobras no Q2. Depois dele, duas surpresas: Yuki Tsunoda e Alex Albon.

Carlos Sainz e Lewis Hamilton correram riscos e se classificaram para a fase seguinte já com o cronômetro zerado. Ficaram de fora, além de Perez, Logan Sargeant, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg e Guanyu Zhou. 

Verstappen Q2 sobra no Q2. Hamilton passa de fase no limite

Na segunda parte da classificação, Verstappen seguia tranquilo na ponta da tabela, comandando os minutos iniciais do Q2 com o tempo de 1min12s038, enquanto Ferrari e Mercedes sofriam para encaixar voltas competitiva. Fernando Alonso era quem mais incomodava.

A dois minutos do fim, Lando Norris lambeu o muro na Tabac e deixou uma peça de seu McLaren pelo caminho. A bandeira amarela fez com que os pilotos abrissem volta a segundos do fim, de pneus frios. Hamilton, mais uma vez, se viu na zona de risco. O heptacampeão, aquecendo os pneus ao longo da volta, foi o único a melhorar seu tempo e conseguiu se colocar no Q3

Verstappen terminou o Q2 à frente, com 1min11s908m, seguido por Leclerc, Alonso, Russell e Hamilton. Os eliminados foram Oscar Piastri, Nyck de Vries, Alex Albon, Lance Stroll e Valtteri Bottas. Norris havia marcado um tempo suficiente para garantir vaga no Q3.

Fernando Alonso começou a parte decisiva da classificação afiado: 1min11s706, melhor tempo do fim de semana. A dupla da Ferrari também começou bom, com Sainz e Leclerc em 2º e 3º, no mesmo décimo do espanhol. Russell fez o 4º tempo e relegou Verstappen ao 5º lugar provisório.

O holandês conseguiu se recompor rapidamente e assumiu a pole provisório na segunda volta de seu jogo de pneus. A surpresa veio de Esteban Ocon, com 1min11s553, pulando para o topo. Ficou tudo aberto para o minuto final.  Leclerc roubou a primeira posição de Ocon, para logo ser desbancado pelo inexorável Fernando Alonso.

Tudo caminhava para a primeira pole de Alonso no ano. Restava Verstappen na pista. Com os dois primeiros setores a dois décimos do espanhol, parecia tudo perdido. Mas Verstappen não é o que é à toa. No último setor, ele voou e cravou uma impressionante pole: 1min11s365.

Fernando Alonso esteve muito perto da pole em Mônaco
Fernando Alonso esteve muito perto da pole em Mônaco
Foto: Aston Martin F1 / Twitter

Alonso parte do 2º lugar, seguido por Leclerc, Ocon, Sainz. Hamilton ficou em 6º. O top 10 teve ainda Gasly, Russell, Tsunoda e Norris.

Resultado final Grid GP de Mônaco
Resultado final Grid GP de Mônaco
Foto: F1 / Twitter
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade