F1 2026: Williams confirma Luke Browning como seu piloto reserva
Equipe também define a lista completa de pilotos de sua Academia para as categorias de base
A Williams anunciou nesta sexta-feira (16) Luke Browning como piloto reserva em 2026, enquanto o britânico também competirá na Super Fórmula Japonesa pela Kondo Racing. O piloto já havia participado de sessões de testes e treinos livres em preparação para seu novo papel na Williams, enquanto a Fórmula 1 passa por um momento de transição com regulamentos novos, após conquistar o quarto lugar em sua temporada de estreia na Fórmula 2.
James Vowles, chefe de equipe da Williams, comentou a evolução significativa de Browning desde sua entrada no programa, em 2023, ressaltando a contribuição do jovem piloto no simulador e nas sessões oficiais.
O britânico se mostrou entusiasmado com a função de reserva, destacando a importância da Academia em seu desenvolvimento ao longo da Fórmula 3 e da Fórmula 2, além da experiência adquirida com carros de Fórmula 1 em testes e treinos livres. Ele encara 2026 como um novo desafio e um passo estratégico em sua trajetória para uma futura vaga no grid da Fórmula 1.
Além da definição do piloto reserva, a equipe também anunciou os pilotos que integrarão o programa da Williams F1 Team Driver Academy nas categorias de base em 2026.
No kartismo foram confirmados três pilotos: o norte-americano Lucas Palacio, campeão da WSK Super Master Series com apenas 11 anos; o britânico de 12 anos Will Green, que disputará seu segundo ano na categoria OK Junior; e o holandês Dean Hoogendoorn, campeão do Europeu Júnior de Kart e da WSK Super Master Series OKJ.
A Williams também mantém Oleksandr Bondarev, primeiro piloto ucraniano vinculado a uma equipe de Fórmula 1, que continuará na Fórmula 4 Italiana com a PREMA Racing, visando conquistar o campeonato após o aprendizado adquirido em sua primeira temporada na categoria.
Anunciados recentemente, Kean Nakamura-Berta e Jade Jacquet passam a fazer parte da Academia da equipe a partir de 2026. Nakamura-Berta, após se consagrar campeão da Fórmula 4 Italiana em 2025, fará sua estreia nas Fórmulas Regionais do Oriente Médio e Europeia. Já Jacquet se junta à ART Grand Prix na F1 Academy, em seu primeiro ano completo nos monopostos.
Na Fórmula 3, a Williams mantém Alessandro Giusti, que competirá mais um ano na categoria, mirando a luta pelo título depois de conquistar o décimo lugar na classificação geral em sua temporada de novato.
Sven Smeets, diretor esportivo da equipe, reforçou o papel da Academia de Pilotos da Williams na formação e desenvolvimento de jovens talentos, dos novos integrantes até o piloto reserva. Segundo Smeets, a qualidade e diversidade dos nomes apresentados evidenciam a importância do projeto, trazendo uma expectativa positiva para o desempenho de todos ao longo de 2026.