Para Massa, série sem pontos no meio do ano o tirou da briga
21 set2010 - 19h24
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Com 124 pontos no Mundial de Pilotos, a 63 do líder Mark Webber, o brasileiro Felipe Massa já sabe por que está longe da briga pelo título. De acordo com o piloto, a sequência de três provas sem pontuar no meio da temporada, em Montreal, Valência e Silverstone, foi decisiva.
"Nós tivemos alguns altos e baixos no campeonato.Tive três corridas muito ruins, nas quais não consegui marcar pontos. Poderíamos ter marcado uma boa quantidade nestas provas e eu estaria em boa posição para lutar pelo campeonato", lamentou o piloto de 29 anos. "Não fiquei muito contente com essas corridas ruins que tive, mas você não pode mudar o passado. Você tem que trabalhar no presente e no futuro".
Em 2008, Massa foi pole position em Cingapura e poderia vencer a corrida caso um mecânico da Ferrari não o tivesse liberado com a mangueira de abastecimento ainda conectada ao carro. Além disso, houve a batida proposital de Nelsinho Piquet, culminada em um safety car, que favoreceu a vitória do espanhol Fernando Alonso, atual companheiro do brasileiro em Maranello.
"Eu estava muito, muito forte em 2008. Fiz uma das minhas pole positions mais rápidas, seis décimos na frente do segundo colocado, que foi Kimi (Raikkonen, à época na Ferrari). Tinha a corrida no bolso, até muitas coisas acontecerem. O safety car, o pit stop e mesmo depois, algumas polêmicas. Então é um lugar que eu gostei, mas, de uma maneira, não consegui um bom resultado. Não tive o resultado que deveria ter tido", enfatizou.
Ano passado, Massa não disputou o GP de Cingapura, que começa os trabalhos na sexta-feira, às 7h, de Brasília, com o primeiro treino livre, porque recuperava-se do acidente sofrido na Hungria.
Piloto brasileiro acelerou na pista e levou torcedores à loucura
Site Bleacher Report escolheu os dez carros mais bonitos da história da Fórmula 1; na nona posição aparece a Arrows A2 de 1979, considerada a "Uma Thurman do mundo da F1" por não se adequar a nenhuma definição de beleza e mesmo assim ser atraente
Foto: Getty Images
O único carro do século XXI que aparece na lista ocupa a 10ª colocação: o F2007, que levou Kimi Raikkonen e a Ferrari aos títulos mundiais de pilotos e construtores
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Em oitavo lugar ficou o FW16, carro da Williams em 1994; com ele, Damon Hill (foto) foi vice-campeão mundial e Ayrton Senna sofreu acidente fatal no GP de San Marino
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O modelo P160 da BRM de 1971 ficou com a sétima posição na lista; na foto, Howden Ganley aparece guiando "o último carro bonito da década (de 1970)", segundo o site
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O carro mais antigo da relação é a Maserati 250F de 1957, na sexta posição; com a nostálgica máquina, Juan Manuel Fangio conquistou um de seus cinco títulos nos anos 50
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Carro do segundo título mundial de Nelson Piquet, em 1983, a Brabham BT52 figura em quinto lugar na lista
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O MP4/5, modelo com o qual a McLaren dominou a temporada de 1989, aparece na quarta colocação; o carro protagonizou grandes disputas entre os companheiros de equipe Alain Prost (campeão) e Ayrton Senna (vice)
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Com a medalha de bronze, a clássica Lotus preta e dourada; foi com o modelo 97T que Ayrton Senna ficou com a quarta colocação no mundial de 1985
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O vice-campeão foi o Eagle, modelo da Anglo American Racing de 1967; fazendo jus ao nome do carro ("águia" em inglês), o formato do nariz lembrava um bico de pássaro
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Para o Bleacher Report, o carro de F1 mais bonito de todos os tempos é a Lotus 49, também de 1967