Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Michael Masi deve deixar função de diretor de provas da Fórmula 1 em 2022?

Além do triunfo de Max Verstappen, o GP de Abu Dhabi também foi marcado por uma decisão polêmica e tardia de Michael Masi. Portanto, o que seria necessário fazer para evitar estas situações das últimas provas? Há alguma condição para Masi seguir no atual posto em 2022?

14 dez 2021 - 18h52
(atualizado às 18h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Michael Masi está no centro da polêmica sobre o GP de Abu Dhabi
Michael Masi está no centro da polêmica sobre o GP de Abu Dhabi
Foto: FIA / Grande Prêmio

Lewis Hamilton era o campeão da temporada 2021 da Fórmula 1 até a última volta do GP de Abu Dhabi, quando Max Verstappen o superou. Isso só foi possível porque um acidente com Nicholas Latifi exigiu a entrada do safety-car na parte final da corrida disputada no último domingo (12). Com a bandeira amarela, o holandês aproveitou para trocar os pneus e voltar com macios, enquanto o heptacampeão permaneceu na pista, com compostos duros desgastados. Acontece que a direção de prova tomou uma série de decisões que acabou mudando a história da final da F1.

Michael Masi, diretor de prova da Fórmula 1, inicialmente informou às equipes que, nas voltas derradeiras, não seria permitido a ultrapassagem. Logo depois, mudou de ideia, para que a corrida tivesse o fim em bandeira verde. Para isso, autorizou apenas os pilotos retardátarios que estavam entre Hamilton e Verstappen — Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Charles Leclerc e Sebastian Vettel — descontassem a volta. Assim, ao liberar a prova, deixou o caminho livre para um embate entre os dois postulantes ao título.

O resultado positivo foi para Verstappen, que ultrapassou Hamilton e garantiu seu primeiro título mundial. Mas não é a primeira vez que a FIA (Federação Internacional do Automobilismo) toma decisões um tanto quanto conturbadas. Durante toda a temporada, a entidade vem tendo o protagonismo e sendo pressionada por todos os lados. Portanto, o que seria necessário fazer para evitar estas situações das últimas provas? Há alguma condição para Masi seguir no atual posto em 2022?

É a discussão levantada por Victor Martins, Evelyn Guimarães e Gabriel Curty no vídeo desta terça-feira (14). Na produção, Rodrigo Berton.

Assista ao vídeo!

MICHAEL MASI: DEMISSÃO DO DIRETOR DA F1 É A SOLUÇÃO?

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade