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Ferrari SF-24: a revolução segura em busca da volta às vitórias

Ferrari apresenta o SF-24, que é muito diferente do SF-23 de 2023, mas sem nenhum elemento diferenciador em relação à concorrência

13 fev 2024 - 17h25
(atualizado às 17h30)
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Resumo
A Ferrari apresentou o novo carro para a temporada 2024, o SF-24. Uma série de mudanças foram feitas, incluindo a melhoria da suspensão, a frente mais alta, menos entradas laterais de ar e um difusor revisado, para tornar o carro mais fácil para os pilotos.
Ferrari SF-24: os italianos mudam muita coisa, mas sem grandes novidades
Ferrari SF-24: os italianos mudam muita coisa, mas sem grandes novidades
Foto: Scuderia Ferrari

Ferrari é Ferrari e não tem jeito. OK, é um tremendo pleonasmo, mas não dá para escapar. Sempre que a equipe italiana mostra seu carro, é inevitável que todos parem para ver o que vem de Maranello. Nesta terça, não foi diferente com o SF-24, modelo da temporada 2024.

Semanas atrás, Frederic Vasseur deu uma entrevista dizendo que o SF-24 seria 95% diferente do carro de 2023 (até publicamos aqui). O SF-23 tinha seus pontos fortes, mas ainda bebia da base do F1-75 e se perdeu muito na gestão de pneus. Enrico Cardile, o responsável pelo Departamento Técnico da Ferrari, resolveu dar uma guinada na abordagem e, segundo ele, “escutar os pilotos”.

Embora muita coisa não fique à mostra, o SF-24 cumpre o que foi dito: é um animal muito diferente do SF-23. Embora não seja tão impressionante quanto a Aston Martin, a Ferrari optou por seguir as linhas da concorrência, embora tenha sido uma grande revolução em relação ao que vinha sendo feita.

A frente foi bem mudada e ficou muito semelhante à primeira versão da Aston Martin do ano passado, bem como da McLaren. Um pouco mais larga e um pouco mais alta, embora as asas pareçam ser um pouco menores. A frente mais alta já leva a uma alteração em um ponto que chamou muito a atenção para a Ferrari nos últimos anos: as suspensões.

Embora Cardile tenha dito ano passado que o papel das suspensões esteja “supervalorizado”, o SF-24 manteve o arranjo pushrod, embora tenha mudado a ancoragem. Isso acaba por impactar em toda a geometria e ajude a tratar este problema de consumo de pneus. A Ferrari tem conseguido bons desempenhos em treinos, mas não sustenta nas provas...

O que chama mais atenção são as laterais. As entradas de ar laterais foram diminuídas e houve um maior esculpimento na parte de baixo das laterais, motivado também pelo reposicionamento de parte da eletrônica (se notar a foto comparativa, vai notar que uma bolha que existe na altura do logo da Shell no carro do ano passado agora aparece menor logo após a aleta lateral). Além disso, a Ferrari abandona de vez a “banheira” instituída no F1-75 e agora tem um escorregador para chamar de seu, “inspirado” na Red Bull...

Comparativo Ferrari SF-24 x SF-23: Muita coisa mudada
Comparativo Ferrari SF-24 x SF-23: Muita coisa mudada
Foto: Scuderia Ferrari

O capô também foi revisado e o canhão do motor foi ligeiramente revisado, especialmente na parte final, ficando mais saliente para levar mais ar para a parte traseira e ajudando a potencializar para levar o ar para parte traseira do carro. A única coisa que ficou mantida foi a entrada triangular acima do piloto.

Na traseira, a Ferrari também mudou a sua caixa de câmbio e mas manteve a configuração pullrod. Além disso, uma nova asa inferior também apareceu (em linha com Red Bull e McLaren), além de um difusor revisado.

A revisão da parte traseira veio também para tornar o carro mais afinado para os pilotos. Embora Leclerc e Sainz tenham estilos diferentes, a Ferrari buscou tornar o SF-24 mais fácil de pilotar. Leclerc deu algumas voltas logo após a apresentação e achou o carro um passo à frente.

Sainz em Fiorano com a SF-24
Sainz em Fiorano com a SF-24
Foto: Scuderia Ferrari / X

A ver como será na pista. A Ferrari optou por mudar quase tudo, fazendo uma revolução segura, utilizando elementos que a concorrência testou. Vasseur tem o seu primeiro carro desde o início e mais mudanças virão este ano, em preparação para a chegada de Lewis Hamilton. A conferir.

Vasseur, Leclerc e Sainz em Fiorano. Torcendo para que os sorrisos se multipliquem este ano
Vasseur, Leclerc e Sainz em Fiorano. Torcendo para que os sorrisos se multipliquem este ano
Foto: Scuderia Ferrari / X
Parabólica
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