Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Williams é desclassificada da qualificação em Singapura

Carlos Sainz e Alex Albon foram desclassificados após irregularidade no DRS

4 out 2025 - 15h09
(atualizado às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação / F1

Os pilotos da Williams, Carlos Sainz e Alex Albon, foram desclassificados da sessão de qualificação do GP de Singapura após infringirem um regulamento técnico. Em nota, o delegado técnico Jo Bauer, indicou uma irregularidade envolvendo o Sistema de Redução de Arrasto (DRS), um mecanismo que ajuda a diminuir o arrasto aerodinâmico dos carros, fazendo com que eles ganhem mais velocidade quando acionado. Sendo assim, Albon e Sainz, que largariam respectivamente na 12ª e 13ª posição, irão largar depois do pelotão. 

Em nota, Bauer afirmou que “ambos os carros excederam o limite máximo de 85 mm em ambos os lados da área externa da asa traseira", considerando uma violação do Artigo 3.10. 10 g do regulamento. A Williams afirmou que chegou a fazer a medição da asa traseira de ambos os carros, e que as mesmas estavam dentro do padrão exigido pela FIA, mas a federação informou o contrário.

O chefe de equipe, James Wolves, publicou um comunicado onde lamenta o ocorrido, dizendo que a equipe não queria obter vantagem. “Em nenhum momento buscamos obter vantagem de performance e as asas traseiras haviam passado em nossas próprias verificações mais cedo no dia, mas só há uma medição que importa e aceitamos plenamente a decisão da FIA. Temos um carro capaz de marcar pontos neste fim de semana e faremos tudo o que for possível para lutar a partir do fim do grid amanhã, além de revisar imediatamente nossos processos para garantir que isso não aconteça novamente.”

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade