PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

F1: Verstappen lidera TL1 no Japão; Sargeant bate e se complica

Situação do piloto americano foi bastante discutida após as recentes decisões da Williams e batida adiciona mais drama

5 abr 2024 - 00h42
(atualizado em 21/4/2024 às 19h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen sai na frente nos treinos do GP do Japão
Verstappen sai na frente nos treinos do GP do Japão
Foto: Red Bull Content Pool

A Fórmula 1 chega a Suzuka, no Japão, para a sua quarta etapa deste ano. No primeiro treino livre para o GP de 2024, Max Verstappen fez o melhor tempo com 1m30s056, de pneu macio, seguido por Perez e Sainz fechando os três primeiros. Logan Sargeant, da Williams, bateu na sessão e levantou mais dúvidas sobre sua permanência na Williams.

Confira abaixo como foi a primeira sessão da F1 no Japão:

A sessão começou com a estreia do japonês Ayumu Iwasa pela RB. O jovem piloto foi colocado no carro de Daniel Ricciardo, que viu o TL1 pelo pit-wall da equipe. Essa foi a primeira desde Kobayashi e Yamamoto, no GP da Coréia do Sul, em 2010, que dois pilotos japoneses dividem um grid da F1.

Outro ponto que ganhou destaque no dia de hoje foi a Williams de Logan Sargeant. Após ceder seu carro para Albon, que bateu no treino livre na Austrália, e ficar de fora da corrida, o piloto americano ficou com o chassi remendado do carro batido de Albon. Essa decisão da Williams, que manteve o chassi que pertencia a Sargeant nas mãos de Albon, levantou questionamentos sobre a administração da equipe britânica e a confiança do time no piloto norte americano.

Logan Sargeant perdeu o controle e bateu com o chassi que havia sido recuperado da Australia
Logan Sargeant perdeu o controle e bateu com o chassi que havia sido recuperado da Australia
Foto: F1 / X

Na pista, Lando Norris, de pneu médio (C2), fez o melhor tempo com 1m31s781 logo nos primeiros cinco minutos de sessão. O tempo foi igualado logo depois por Alonso, também de médio, com vinte minutos de sessão. Também com o tempo igual estavam os dois pilotos da Ferrari, Sainz e Leclerc, que viraram 1m32s913.

Max Verstappen, de pneu duro (C1), baixou o melhor tempo para 1m31s463. Já na metade da sessão, Lewis Hamilton foi o primeiro a ir de pneu macio (C3) e virou 1m30s543, assumindo a primeira posição. Um minuto depois, Logan Sargeant acabou perdendo o controle da sua Williams na última perna do ‘S’ no primeiro setor e bateu forte no muro, adicionando mais uma camada de drama à sua situação e acionando a bandeira vermelha.

Após 11 minutos, os carros voltaram para a pista com a maioria dos pilotos de pneu macio. Verstappen reassumiu a primeira posição ao fazer 1m30s056. Perez veio logo atrás e virou 1m30s237, assumindo a segunda posição, e Sainz fez 1m30s269, ficando em terceiro. Russell e Hamilton fecharam o top-5. Os pilotos aproveitaram os últimos 10 minutos de sessão para testar o ritmo de corrida até a bandeirada.

Classificação TL1 GP do Japão
Classificação TL1 GP do Japão
Foto: F1 / X

O segundo treino livre será nesta sexta (5), às 3h da manhã. Mesmo horário daclassificação, no sábado (6), enquanto a corrida, no domingo (7), ocorre às 2h da manhã. Ainda haverá o terceiro treino livre, na sexta às 23h30.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade