F1: McLaren pode ser campeã no GP do Azerbaijão. Confira:
Equipe inglesa pode garantir o campeonato de construtores de 2025 com sete etapas de antecedência
A McLaren está muito próxima de confirmar o título do Mundial de Construtores de 2025 e pode garantir a conquista já na próxima corrida, no Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku, marcado entre os dias 19 e 21 de setembro. A equipe inglesa tem grandes chances de vencer o campeonato com sete etapas de antecedência, consolidando uma das campanhas mais dominantes de sua história.
Mas para conquistar seu décimo título, a McLaren precisa terminar o fim de semana em Baku, com pelo menos nove pontos a mais que a equipe em segundo lugar no ranking, a Ferrari. Além disso, não pode ser superada em mais de 12 pontos pela Mercedes nem em mais de 33 pela Red Bull.
O desempenho da McLaren em 2025 vem sendo marcado pela consistência. Em 16 corridas disputadas até agora, a equipe somou 617 pontos, mais que o dobro da Ferrari, que aparece em segundo lugar com 280, enquanto a Mercedes fecha o top-3 com 260. Nesse período, os britânicos conquistaram 43 em sete provas, ou seja, com seus pilotos terminando a corrida em primeiro e segundo lugar. A Ferrari conseguiu superar a equipe britânica apenas no GP do Canadá, em Montreal, quando marcou 18 contra 12 da rival. Fora essa exceção, a McLaren esteve sempre à frente da tradicional adversária italiana.
Se confirmado, este será o décimo título da McLaren no Mundial de Construtores, sendo a segunda equipe com mais títulos na Fórmula 1, atrás apenas da Ferrari, que acumula dezesseis.