PUBLICIDADE

F1: Max Verstappen lidera o primeiro treino livre em Melbourne

O Treino Livre 1 teve pouco movimento e muitas reclamações de Verstappen com relação ao acerto do carro. Hamilton surpreende na P2

31 mar 2023 - 00h01
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen começa o fim de semana em Melbourne na frente
Verstappen começa o fim de semana em Melbourne na frente
Foto: Red Bull Content Pool

O circo da Fórmula 1 chega a Melbourne para sua quarta etapa da temporada. Líderes do campeonato de construtores e de pilotos, a RBR, não vence no circuito de Albert Park desde 2011, com Sebastian Vettel, no que é a única vitória da equipe na Austrália. De lá pra cá, quatro equipes (McLaren, Lotus, Mercedes e Ferrari) conseguiram vencer na pista, que ficou de fora do calendário em 2020 e 2021.

Confira abaixo como foi a primeira sessão da F1 na Austrália:

O bicampeão e líder do campeonato Max Verstappen liderou toda a sessão desde o início, sendo o primeiro a sair com os pneus macios e registrou o tempo de 1m18s790. O piloto holandês deu uma escapada na saída da curva 4, ao subir na zebra, mas sem nenhum prejuízo exceto os pneus. Seu companheiro de equipe e vice-líder do campeonato, o mexicano Sérgio Perez ficou na terceira posição com o tempo de 1m19s293.

O heptacampeão mundial Lewis Hamilton puxou sua Mercedes a seu limite, inclusive dando uma rápida visitada na brita, e conseguiu uma excelente volta para ficar na segunda posição com o tempo de 1m19s223. Outros pilotos que deram uma visita na brita foram Magnussen (P20) duas vezes, Perez e Tsunoda (P17), que rodou na saída da curva 12 e quase encontrou o muro.

O treino foi marcado pelos tráfegos ao longo da pista, muitos pilotos como Zhou, Stroll e Magnussen reclamaram dos pilotos que esperavam o momento certo para fazer tempo. 

A sessão teve duas bandeiras vermelhas: a primeira com mais de 35min, após o início por um problema no GPS que ajuda as equipes e os espectadores a ver a posição dos pilotos na pista. Após 10 minutos de paralisação a sessão foi reiniciada, mas por pouco tempo. 

O piloto da casa, Oscar Piastri (McLaren) ficou apenas em P12 com o tempo de 1m19s777. Seu companheiro de McLaren, o inglês Lando Norris marcou 1m19s536 e ficou com a sétima posição.

A Williams de Logan Sargeant teve problemas no motor e o piloto americano teve que parar em um lugar perigoso na entrada da curva 14. Como faltavam apenas 4 minutos para acabar, a sessão foi encerrada sob bandeira vermelha. Assim, o TL1 terminou com Verstappen em primeiro, Hamilton em segundo, quatro décimos atrás e Pérez na terceira colocação.

Tabela de tempos TL1
Tabela de tempos TL1
Foto: F1 / Divulgação
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade