PUBLICIDADE

F1: Max Verstappen é pole na Arábia Saudita

Piloto holandês liderou os três treinos de hoje e confirmou o favoritismo; Leclerc e Perez fecham o top-3.

8 mar 2024 - 15h23
(atualizado às 15h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen voa em Jedá e garante mais uma pole
Max Verstappen voa em Jedá e garante mais uma pole
Foto: Oracle Red Bull Racing

Confirmando o favoritismo, Max Verstappen é pole em Jeddah na Arábia Saudita. O piloto da RBR dominou os três treinos desta sexta e confirmou a segunda pole da temporada. Charles Leclerc, da Ferrari, e Sergio Perez, da RBR, fecham o top-3. 

Stroll surpreende no Q1

As equipes foram para o Q1 de pneus macios, menos a Mercedes que mandou Russell e Hamilton de pneus médios, mas não funcionou. Ameaçados de corte tiveram que colocar pneu macio para evitar uma eliminação precoce, terminando em 6º e 10º na primeira parte da sessão.

Oscar Piastri chegou a liderar a sessão logo no início com uma volta em que ele tocou duas vezes no muro da última curva, mas sem prejuízo para o carro. O piloto da McLaren terminou na 7º, à frente de Norris em 8º.

O estreante Oliver Bearman, substituindo Carlos Sainz, fez um bom primeiro quali e passou sem sustos em 9º, atrás de Leclerc em 3º. Quem também surpreendeu foi Lance Stroll, da Aston Martin, que conseguiu o segundo melhor tempo, à frente de Alonso (5º) e ficando atrás de Max Verstappen, em 1º com 1m28s171.

A Kick Sauber conseguiu consertar o carro de Guanyu Zhou, que bateu forte no fim do TL3, antes da sessão acabar, porém o piloto chinês não conseguiu abrir volta e ficou em 20º. Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas também ficou de fora, em 16º. Os outros eliminados foram Ocon (17º), Gasly (18º) e Sargeant (19º).

Hulkenberg tem problemas no Q2

O Q2 começou com Hulkenberg tendo problemas no carro e acionando uma bandeira vermelha com três minutos de sessão. O piloto da Haas reclamou de perda de potência e teve que abandonar. O alemão larga de 15º amanhã.

Alonso voltou a mostrar o ritmo forte que apresentou nos treinos livres e conseguiu virar 1m28s122, ficando em 3º. À frente do espanhol ficaram Leclerc (2º) e Verstappen (1º).

Bearman fez um bom Q2 mas não o suficiente para passar ao Q3, ficando a apenas 0s036 de Hamilton (10º) e vai largar em 11º no sábado. A diferença entre o 1º e o 10º foi de apenas 0s573. Também eliminados: Albon (12º), Magnussen (13º) e Albon (14º). 

Verstappen confirma dominância no Q3

Leclerc, Hamilton e Russell foram os primeiros a saírem para a pista. O monegasco, entretanto, tirou o pé logo no início da sua volta. Já os pilotos da Mercedes viraram 1m28s807 e 1m28s316, respectivamente.

Em seguida foi a vez da McLaren, com Piastri, virando 1m28s325, e Norris, virando 1m28s622. Porém a RBR voltou a se mostrar em um patamar próprio, com Perez sendo o primeiro a fazer abaixo de 1m28s com o tempo de 1m27s807. Verstappen logo em seguida baixou ainda mais o tempo, virando 1m27s472 que se provou suficiente para a Pole.

Nos últimos momentos da sessão, Leclerc achou uma boa volta e fez 1m27s791, tirando Perez da primeira fila. O mexicano não conseguiu melhorar seu tempo e ficou em 3º. Ao lado dele larga o espanhol Fernando Alonso, que mostrou bom ritmo ao longo da semana.

Fechando o top-10 estão: Piastri (5º) e Norris (6º), terceira fila da McLaren, Russell (7º) e Hamilton (8º), quarta fila da Mercedes, com Tsunoda (9º) e Stroll (10º) fechando na quinta fila.

Classificação final GP Arábia Saudita
Classificação final GP Arábia Saudita
Foto: F1 / X

O GP da Arábia Saudita acontece no sábado (9), às 14h (horário de Brasília). A corrida é transmitida pela Band e o BandSports, além do F1TV. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade