F1: Leclerc teve seu pedido de não ir para os boxes ignorado pela Ferrari
O monegasco não concordou sobre o momento de realizar o segundo pit stop, mas a Ferrari preferiu adotar a estratégia mesmo assim
No último domingo (31), o Grande Prêmio da Holanda agitou o circuito de Zandvoort com momentos decisivos e reviravoltas para as principais equipes da Fórmula 1. Charles Leclerc teve que abandonar a corrida após uma sofrer uma colisão com Kimi Antonelli, logo após ter realizado seu segundo pit stop na prova.
Leclerc largou na sexta posição e na volta 32 protagonizou um duelo intenso com George Russell, roda com roda, e conquistou o quinto lugar. Com ritmo consistente, conseguiu se distanciar um pouco do britânico, sendo surpreendido em seguida com uma decisão da equipe italiana.
Divergência nas opiniões
A preocupação dos estrategistas surgiu quando Antonelli entrou nos boxes para o seu segundo pit stop, já que retornaria com pneus mais novos, pronto para brigar por posições. A Ferrari teve pouco tempo para decidir se também chamaria Leclerc para os boxes e, em diálogo pelo rádio, o piloto preferiu permanecer na pista:
“Quer ficar fora?”, questionou o engenheiro Bryan Bozzi; “Sim, vamos ficar de fora. Vamos tentar”, respondeu Charles, disposto a continuar com os pneus, restando 32 voltas para o fim.
Apesar da clara opinião do piloto, a equipe optou por contrariar sua vontade e o chamou para o pit stop: “Chales, box. Queremos sair à frente de Antonelli”, anunciou a Ferrari e o monegasco seguiu a ordem sem contestar.
Leclerc retornou à frente de Kimi, como planejado pela estratégia da equipe, mas foi rapidamente pressionado pelo italiano, que viu oportunidade de ultrapassagem na curva Hugenholtz, conhecida pela inclinação de 19 graus. Antonelli mergulhou por dentro, mas não conseguiu evitar o contato, resultando em uma batida que causou danos irreparáveis à Ferrari e obrigou Leclerc a abandonar a prova. Após o incidente, Leclerc expressou sua frustração: “Acho que foi desnecessário [...] os pneus estavam bons”.
A direção de prova puniu Kimi com dez segundos e o italiano terminou a corrida na décima sexta posição. Com o abandono de seus dois pilotos, a Ferrari se afastou da McLaren no campeonato de construtores, com 260 pontos contra os 584 da equipe britânica.