F1: Lando Norris vence o GP do México e é o novo líder do campeonato
O piloto britânico passou a ser o novo líder do campeonato, com apenas um ponto de vantagem. Leclerc e Verstappen completam o pódio.
A Fórmula 1 realizou neste domingo (26) mais uma etapa no continente americano, o Grande Prêmio do México. A vigésima etapa da temporada teve como vencedor Lando Norris, com Charles Leclerc e Max Verstappen completando o top-3.
A largada foi muito boa para Lando Norris, que brevemente sofreu com a pressão das duas Ferraris. Max Verstappen subiu para o quarto lugar e tentou ultrapassar por fora, mas não havia espaço e o holandês teve que ir para a área de escape, devolvendo a posição de Hamilton logo em seguida. Ollie Bearman também largou muito bem subindo para o sexto lugar, diferente de Oscar Piastri que perdeu duas posições.
Punições pedidas e definidas George Russell reclamou pelo rádio que Verstappen deveria devolver a posição para ele também, assim como fez com Lewis. O piloto da Mercedes insistiu na devolução, apontando que se Max não fizesse a troca, deveria tomar punição.
Na sexta volta, Verstappen e Hamilton disputavam o terceiro lugar quando se encostaram e ambos foram para as áreas de escape. Ollie Bearman apareceu logo atrás em quinto lugar e ultrapassou o holandês, colocando o carro da Haas na quarta posição. Enquanto isso, Tsunoda e Piastri disputavam a oitava posição, com o japonês defendendo e não deixando o piloto da McLaren realizar a ultrapassagem.
A direção de prova decidiu que Hamilton deveria pagar a punição de dez segundos devido à vantagem após a disputa com Verstappen, onde o piloto da Ferrari foi para a área de escape e voltou para a pista sem devolver posições.
Na décima primeira volta, Oscar Piastri conseguiu ultrapassar Yuki Tsunoda e assumir a oitava posição, buscando escalar o pelotão para retornar à liderança do campeonato. O australiano perdeu a primeira posição para Lando Norris após ter caído para o nono lugar enquanto seu companheiro de equipe liderava a corrida.
Carlos Sainz recebeu 5 segundos de punição após ultrapassar o limite de velocidade do pitlane. Verstappen assumiu o segundo lugar após a ida de Leclerc para os boxes e, em seguida, Bearman ultrapassou Tsunoda sem dificuldades e assumiu o quarto lugar.
Na décima quarta volta, Piastri buscou a ultrapassagem sobre Tsunoda, conseguindo realizar sem grandes problemas e assumindo a sétima posição. Na volta seguinte, Antonelli ultrapassou Russell enquanto Hamilton ultrapassava Yuki e subia para o oitavo lugar. Fernando Alonso foi aos boxes e se viu obrigado a abandonar a corrida, se juntando a Hulkenberg e Lawson.
Três voltas depois, Piastri começou a se aproximar de Russell, que pediu para que a Mercedes permitisse que ele trocasse de posição com Kimi, que estava em um ritmo mais lento. Foi na volta 41 que a Mercedes autorizou a troca.
Na volta 61, Piastri conseguiu ultrapassar Russell e assumiu a quinta posição. Com o resultado o piloto australiano ainda se mantinha na vice-liderança, com a desvantagem de apenas um ponto para Lando Norris.
Como prometido à Mercedes, Russell devolveu a posição para Antonelli após não conseguir manter o bom ritmo, caindo de quinto para sétimo.
Na penúltima volta, a bandeira amarela foi acionada no terceiro setor. Posteriormente, o safety car virtual foi acionado, o que foi muito bom para Leclerc, já que Verstappen estava muito próximo de ultrapassar o monegasco
Confira o top-10:
1- Lando Norris
2- Charles Leclerc
3- Max Verstappen
4- Ollie Bearman
5- Oscar Piastra
6- Kimi Antonelli
7- George Russell
8- Lewis Hamilton
9- Esteban Ocon
10- Gabriel Bortoleto