F1: Ferrari falha em comunicar ordem de equipe na reta final em Baku
Hamilton tenta devolver posição a Leclerc na última volta em Baku; erro da Ferrari gera frustração, mas Leclerc minimiza.
Lewis Hamilton tentou, sem sucesso, devolver a oitava posição a Charles Leclerc na última volta do GP do Azerbaijão.
Hamilton prometeu que “não vai acontecer novamente” e pediu desculpas ao companheiro, mas Leclerc afirmou que a falha na troca pouco importou, dado o contexto da corrida.
A troca inicial aconteceu na volta 44, com Hamilton tentando usar pneus médios mais novos para ultrapassar Lando Norris, Yuki Tsunoda e Liam Lawson. Leclerc, que já estava com pneus duros, perdia ritmo.
Na última volta, a equipe comunicou Hamilton na saída da Curva 16: “Deixe Charles passar, ele está um segundo e meio atrás. Esta é a última volta.” Apesar de reduzir a velocidade, Hamilton não conseguiu ceder totalmente a posição: Leclerc terminou 0,518s atrás.
Lewis Hamilton: “Primeiro… obviamente eu estava mais rápido naquele momento, mas Charles foi gentil em me deixar passar. No final, entendi a mensagem bem tarde e estava focado no carro à frente, mesmo com 0,0001% de chance de ultrapassagem. Levantei o pé na reta e até freei, mas ele errou por quatro décimos. Foi um erro de julgamento meu. Peço desculpas ao Charles. No fim, são apenas oitavo e nono.”
Charles Leclerc: “Eu realmente não me importo. Para um oitavo lugar, não acho que isso deva ser o assunto principal. Estivemos muito lentos o fim de semana todo, e é nisso que devemos focar. P8 e P9, ou P9 e P8, não me interessa. Existem regras que sabemos que temos que seguir, e hoje talvez elas não tenham sido respeitadas. Mas, em um dia como esse, sinceramente, não me importo.”
Lewis, após saber que Leclerc não se incomodou: “Sim, mas ainda assim isso não vai acontecer de novo.”