F1: Alonso sofre quinto abandono em 2025 após falha na suspensão em Monza
Bicampeão espanhol deixa o GP da Itália na volta 25, ampliando a sequência frustrante da temporada
O Grande Prêmio da Itália terminou em decepção para Fernando Alonso. O espanhol da Aston Martin abandonou a corrida em Monza na volta 25, após uma falha na suspensão dianteira direita, somando seu quinto abandono em 2025 e mostrando a fase difícil que está passando.
Fernando Alonso largou na oitava posição, beneficiado pela punição de Lewis Hamilton, e chegou a lutar por posições dentro da zona de pontuação. Porém, o que parecia uma corrida promissora terminou de forma estressante. “Falha na suspensão, isso é inacreditável”, desabafou pelo rádio antes de recolher o carro aos boxes.
O repórter Ted Kravitz, da Sky Sports F1, relatou a frustração do bicampeão, que “passou da euforia por ultrapassar Gabriel Bortoleto ao desespero” em poucos minutos. O espanhol não escondeu a irritação ao deixar o cockpit.
Este é o quarto abandono em GPs , Austrália, China, Mônaco e agora Itália, junto de uma desistência em corrida sprint, em Miami. Esse contratempo ocorre justamente em um momento em que Alonso mostrava otimismo com os avanços recentes da Aston Martin. Após a classificação em Monza, havia declarado estar “estamos muito mais confiantes e positivos em relação ao futuro do que em qualquer outro ano neste momento da temporada."
Atualmente em 12º no campeonato, com 30 pontos, Alonso vê sua campanha de 2025 cada vez mais estavel. Para a Aston Martin, a prioridade passa a ser entender a origem da falha e garantir confiabilidade, já que as oportunidades de pontuar começam a se tornar complicadas.